< Volver a Carros

Seguros de carro para idosos são mais baratos

Escrito por Pedro Da Silva

Diferentemente do que acontece com os seguros de saúde, o seguro do automóvel de pessoas com mais idade pode ser até 33% mais barato do que o seguro de um jovem. Essa porcentagem é alcançada quando se compara o valor do seguro de um idoso com o de um jovem com as mesmas condições do carro e da região em que mora.

Além disso, pessoas com 60 anos ou mais pagam uma média de 6% a menos do que pessoas de 45 anos. E foi em Belo Horizonte que se encontrou a maior variação de preço entre o seguro de um idoso e de pessoas de outras idades. A diferença do valor do seguro para um homem de 45 anos é de 14% e de 17% em comparação a um de 35 anos. Já São Paulo é a capital mais cara.

A variação é maior quando se trata de carros Volkswagen Gol entre pessoas de 35 e 60 anos. A diferença entre o valor do seguro do auto é de 18%. Você tem ideia do motivo dos idosos pagarem uma média de valor de seguro menor do que pessoas mais novas, sejam adultos ou jovens?

O principal aspecto que as seguradoras valorizam nos casos de motoristas idosos é a cautela. O uso do automóvel também é um fator importante, já que os idosos tendem a se expor a menos riscos, enquanto os mais jovens costumam frequentar faculdades e baladas à noite e de madrugada, ambas situações em que o índice de furto e roubo é maior.

Mesmo sendo alvo de ofensas no trânsito, os idosos costumam dirigir com mais tranquilidade e prudência, o que não apenas faz com que os preços dos seguros sejam mais baixos, mas também cria pacotes especiais em alguns casos.

O senso do IBGE de 2010 apontou que a população idosa do Brasil cresceu, por isso há cada vez mais planos com assistência especial para motoristas com mais de 60 anos oferecidos pelas seguradoras. Além disso, a expectativa de vida do brasileiro atingiu a marca de 73,8 anos. Em 2020, essa média deve ser de 76,1 anos.

Com tantos benefícios, fica ainda mais cômodo adquirir um seguro de carro e economizar. Independentemente da idade, sempre é importante investir em sua tranquilidade e contratar um seguro de acordo com o seu perfil!