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Governo mantém a redução do IPI até dezembro

Escrito por Pedro Da Silva

Devido à queda nas vendas no primeiro semestre deste ano, o Governo Federal decidiu manter a redução de IPI para carros novos até dezembro. Isso porque em comparação ao mesmo período do ano passado, as vendas de carros zero Km caíram mais de 5% nos primeiros meses do ano.

Segundo as associações de empresas do setor automobilístico, os principais motivos para a queda nas vendas foram o Carnaval em março, a Copa do Mundo e as restrições de crédito para o consumidor. Diante deste cenário, o Governo Federal contraria os anúncios do final do ano passado, quando afirmava aumento gradual de IPI para os meses de janeiro e julho, decidindo manter a política de redução do imposto até dezembro de 2014.

As alíquotas de IPI para cada modelo

1. Carros flex com motor 1.0 serão taxados em 3%;

2. Carros flex com motores de 1.0 a 2.0 passarão para a alíquota de 9%;

3. Carros a gasolina, com motores de 1.0 a 2.0, serão taxados em 10%;

4. A taxa para os comerciais leves e veículos utilitários de carga será mantida em 2%.

Redução de IPI influencia no valor do seguro do auto?

O valor do seguro de carro não é totalmente influenciado pelas taxas de IPI dos veículos para formação do preço, já que diversas variáveis são levadas em conta na hora de fechar o contrato. Dentre estes fatores estão as características do condutor e o valor do bem de acordo com a tabela FIPE, que informa o preço médio dos veículos no Brasil.

Entretanto, o impacto da redução de IPI no valor do seguro poderá surgir nos próximos meses, se considerarmos a atualização mensal da FIPE. Para evitar depreciação em caso de indenização durante esta fase, uma boa opção é optar pelo seguro na modalidade valor determinado e não valor de mercado referenciado.

Reação positiva do mercado

Com a redução de IPI mantida até dezembro, o mercado automobilístico começa a recuperar o fôlego. Com essa medida, todo o setor que inclui indústrias de autopeças e acessórios se mantém produtivo, através da estimulação e retomada das vendas ao consumidor.