< Volver a Carros

Economize com o táxi e use o aplicativo de carona

Escrito por Pedro Da Silva

O Zaznu é um aplicativo que permite pegar caronas com segurança em São Paulo. Ao invés de contratar o serviço de um táxi ou ir de transporte público, o usuário pode fazer o trajeto com uma pessoa comum, cadastrada no aplicativo. A criação é do empresário carioca Yuri Faber. Ter um carro em boas condições, e com seguro do automóvel em dia, o torna ainda mais adequado para proporcionar o serviço.

Apesar da ideia seja dar “carona”, o aplicativo termina sendo uma fonte de renda para pessoas que têm carro mas estão sem ocupação, como universitários. O app afirma que motoristas podem ganhar até R$ 4 mil por mês com o serviço. Isso compensa, já que os custos de manutenção de um veículo são altos, com valores como o do seguro do automóvel, impostos, manutenção e combustível.

Outras vantagens são a diminuição do número de veículos nas ruas, menos poluição e mais segurança. Ao sair à noite e tomar alguns drinques, os usuários teriam mais opções além dos serviços de táxi e metrô/ônibus.

O serviço começou no Rio de Janeiro, ampliou-se para São Paulo e deve chegar em breve a outras cidades, como Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre. Seu idealizador, Yuri Faber, morou dois anos em São Francisco, nos Estados Unidos, e utilizava tanto o serviço de caronas Lyft que nem usava mais seu carro. Os motoristas do Lyft são reconhecidos pelo bigodão rosa que colocam na frente do veículo.

Daí surgiu a ideia de proporcionar o serviço também aqui no Brasil. O público alvo está formado geralmente por jovens que saem à noite e precisam de transporte para voltar para casa. Para aumentar a segurança dos motoristas, é preciso que os usuários informem o número de seu cartão de crédito no site. Não há preço fixo. A contribuição é voluntária, mas usuários que dão melhores contribuições sobem no ranking e têm prioridade na hora de conseguir caronas.

O valor sugerido para a doação é 20% menor que o cobrado pelo táxi, com a bandeira 1. Como grande parte das caronas acontece no horário da bandeira 2, a economia é grande. Além disso, o serviço quer começar a conectar usuários e motoristas de acordo com interesses em comum. Os motoristas são entrevistados e o serviço confere os antecedentes criminais dos candidatos. Há ainda uma entrevista realizada pelos organizadores do site, para aumentar a segurança.

Leia outros artigos interessantes no site Compara e aproveite para fazer uma cotação do seu seguro de carro.