< Volver a Carros

Cuidados ao contratar um motorista particular

Escrito por Pedro Da Silva

Contratar um motorista particular já não é privilégio da classe A e acaba sendo uma boa saída pra quem quer se livrar do estresse no trânsito. As razões para contratar um motorista particular são muitas, mas o fato é que contar com este profissional virou uma questão de comodidade que atualmente vem ganhando espaço no mercado, principalmente para clientes de classe média. Evitar o estresse do trânsito e delegar tarefas como buscar crianças na escola, por exemplo, estão entre as razões mais comuns de quem contrata um motorista particular.

O custo do serviço se tornou mais acessível e, por isso, ganhou popularidade. Além disso, os motoristas profissionais contam com cursos importantes no currículo, o que diminui o risco de multas e acidentes, ajudando o cliente a conseguir boas condições na contratação do seguro do automóvel. Entre eles, podemos citar o curso de direção defensiva, evasiva e, acredite: até mesmo anti-sequestro.

1. Cuidados na contratação

Os requisitos para que se configure vínculo empregatício são os mesmos de qualquer outra atividade. Quando o motorista particular exerce trabalho contínuo para a família ou pessoa física em seu âmbito residencial, fica subordinado à unidade familiar e tem salário, deve ser registrado conforme as normas da CLT, com direito a férias, 13º salário e demais benefícios. Já quando a contratação é esporádica, não se aplica o regime de contratação.

2. Como contratar um profissional autônomo

Quando a necessidade de contar com um motorista particular é momentânea, é possível optar pela contratação de um profissional autônomo, tomando-se alguns cuidados. A indicação de amigos e familiares é prioridade, mas também há empresas especializadas em prestar esse tipo de serviço.

Também existem sites que mantêm um banco de cadastros com diversos tipos de profissionais autônomos, incluindo motoristas, onde é possível visualizar as qualificações e opiniões de outros clientes sobre eles. Neste caso, o pagamento é feito diretamente ao site, que somente libera a quantia para o profissional contratado após a conclusão do serviço.

Um serviço que está bastante em alta é o Uber. Na plataforma, o cliente pode solicitar um veículo diretamente via app, no mesmo estilo dos já conhecidos aplicativos para chamar Taxis. A diferença é que o serviço se apresenta também como uma “carona remunerada”, e, pese a polêmica em relação aos taxistas, tem bastante aceitação.

Quem é motorista pode exercer a atividade em carro próprio, da empresa onde trabalha ou no carro do cliente. Após consultar todos os detalhes e fazer a melhor escolha pelo tipo de serviço ideal, lembre-se de manter o seguro do auto é imprescindível, oferecendo assim toda a tranquilidade para sua família e para os seus prestadores de serviços.