< Volver a Carros

Como se proteger das peças falsificadas?

Escrito por Pedro Da Silva

O seguro automotivo oferece tranquilidade em qualquer ocasião e, principalmente, quanto ao investimento no seu patrimônio, mas na hora de trocar alguma peça do veículo, é bom ficar atento para não arriscar a sua segurança. Por isso separamos dicas sobre se proteger de peças falsificadas, confira!

1. A revisão periódica é inevitável depois de rodar por um bom tempo no seu veículo e, muitas vezes, é preciso trocar algumas peças. Logicamente, queremos resolver o problema com o menor custo possível e é justamente aí que corremos o risco de cair na armadilha das peças falsificadas.

2. As peças falsificadas oferecem riscos graves, já que podem danificar o carro e ainda causar acidentes fatais. Para fugir destes riscos, a melhor saída é procurar um mecânico de confiança ou contar com a rede de lojas e oficinas credenciadas pelo seguro do automóvel, que costumam oferecer produtos de qualidade reconhecida.

Como diferenciar os tipos de peças

Você sabe diferenciar as peças de reposição originais ou genuínas, recondicionadas, remanufaturadas e piratas?

1. Originais ou genuínas: são aquelas que contêm as mesmas especificações técnicas da peça que substituem e são feitas pelos mesmos processos tecnológicos da montadora. Duram mais e têm garantia.

2. Remanufaturadas: são peças usadas, que passaram por condicionamento em estabelecimento credenciado e seguindo os mesmos requisitos técnicos da peça original, com reaproveitamento e reciclagem de itens descartados.

3. Recondicionadas: são aquelas peças originais ou remanufaturadas, usadas, e que passaram por processo industrial para restabelecimento de suas funções, como troca de itens com defeito. São mais baratas, mas não têm garantia e não seguem padrões de qualidade.

4. Peças falsificadas ou piratas: já têm sua descrição no próprio nome. Não são confiáveis, nem foram feitas com a obrigação de seguir normas ou padrões de qualidade ou segurança. São baratas, mas totalmente inseguras. Além disso, a sua venda ou instalação é crime.

Lembre-se de pedir a Nota Fiscal sempre que for preciso usar peças de reposição no seu carro, pois este cuidado garante ressarcimento em caso de problemas. Isto sem falar que alguém que tente vender peças piratas jamais terá interesse de emitir qualquer documentação.
A sua segurança deve ser tratada com o devido respeito, por isso, confira as peças de reposição com atenção antes de adquiri-las e mantenha o seguro do auto sempre em dia.