< Volver a Carros

5 dicas para estacionar seu carro na garagem

Escrito por Pedro Da Silva

Na hora de estacionar seu carro na garagem do prédio, é importante ficar atento para evitar pequenas batidas. Melhor ainda é não ter que acionar o seguro do auto por um acidente que poderia ser evitado ao se adotar certos procedimentos. Confira cinco dicas importantes:

1. Antes de estacionar, é importante diminuir a velocidade do veículo e não frear bruscamente, para não provocar uma batida no carro que possa estar atrás e para avaliar o melhor local para parar antes de manobrar. Antes de dar marcha ré, observe também pelos retrovisores (não apenas o da visão traseira) se não há pessoas ou animais, a fim de evitar um atropelamento.

2. Principalmente nos condomínios onde não há lugar fixo, observe se a vaga é larga o bastante para acomodar o seu veículo. Se houver obstáculos, como colunas, outros carros ou tubos, também os leve em consideração.

3. Melhore a visibilidade. Se for preciso, ajuste os retrovisores para que sua visão seja mais completa. Se o seu carro tiver vidro fumê, abra-os para poder enxergar melhor.

4. Geralmente, o melhor é estacionar de ré, por questões de praticidade (fica mais fácil para tirar o carro depois), mas também porque facilita na hora de manobrar o carro. Quem tem sensor de proximidade pode ser beneficiado já que ele aumenta a precisão do movimento. Nada pior que “tocar” o carro do vizinho e ter que acionar o seguro automotivo por uma batida tão simples.

5. Não é necessário acelerar com força enquanto você estaciona. O controle entre o freio e a embreagem basta para manter o carro se movendo a uma velocidade segura para manobrar.

E a regra de ouro para estacionar com segurança: praticar, praticar e praticar. Vá progressivamente aumentando o nível de dificuldade, para se sentir mais confiante ao estacionar em diferentes situações. Comece estacionando de frente, em um local aberto (como estacionamentos vazios), e em seguida procure estacionar de ré e em locais inclinados, como rampas. Depois, tente estacionar ao lado de um carro, depois ao lado de dois, depois com carros à frente e atrás do veículo, evoluindo no seu próprio ritmo até chegar às temidas balizas.

Mesmo com seguro de carro, todo mundo fica apreensivo na hora de estacionar em um local difícil, como uma rua movimentada ou garagem apertada. Mas com paciência e prática, você aprenderá a estacionar nas situações mais complicadas.

Leia outros artigos com dicas de direção no site Compara e amplie seus conhecimentos sobre direção. Você também pode aproveitar para pesquisar cotações em poucos minutos. Nada melhor pra quem cuida do patrimônio do que encontrar um seguro do automóvel com ótimo custo-benefício, e dirigir mais tranquilo.