< Volver a Carros

Você se sente inseguro no trânsito?

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar de comodidades criadas para trazer maior segurança como seguro de carro, os brasileiros ainda se sentem inseguros no trânsito. Uma pesquisa realizada pela Mapfre em 2014, indicou que o trânsito do país está caótico e perigoso e há diversos fatores que contribuem para isso.

Na pesquisa, foram ouvidos cidadãos comuns, representantes federais, estaduais e municipais, motofretistas, fretistas e instrutores de auto-escola. Entre as opiniões coletadas, a conclusão foi de que o sentimento de insegurança é geral, bem como insatisfação com organização, infra-estrutura e falta de punição em casos de mortes e acidentes.

Ao perguntarem quais palavras vem à cabeça dos pesquisados quando o assunto é trânsito, as associações foram feitas com “violência”, “insegurança”, “congestionamento” e “caos”. Todas palavras negativas.

E mesmo que a maioria não tenha se envolvido em acidentes graves há pouco tempo, 47% conhecem alguém que se envolveu. Além disso, 66% dos entrevistados acreditam que grande parte dos acidentes são crimes de trânsito, não uma eventualidade.

Por ser um ambiente em que os brasileiros passam cada vez mais tempo, é natural que ele seja visto como meio de convívio social. 80% dos entrevistados acreditam que o caos no trânsito se deve ao fato dos condutores ignorarem as leis e pela falta de fiscalização mais severa. Entretanto, apesar dos entrevistados acreditarem que os motoristas são imprudentes, eles afirmam que respeitam as leis. Paradoxalmente, a pesquisa também tenha mostrado que o desconhecimento das leis é grande.

Mas nem toda a culpa pode ser dada aos motoristas. O Estado também tem sua parcela pela infra-estrutura precária das estradas e pela fiscalização deficiente. Em casos de imprevistos, o seguro do auto se mostra essencial para adicionar um pouco de segurança no trânsito.

Os próprios entrevistados conseguem perceber a parcela de culpa do Estado. Ao serem perguntados, eles atribuíram nota média de 4,4 numa escala de 0 a 10 sobre as condições das rodovias e ruas. A média da calçada foi 3,4.

Em pesquisas mais antigas, foi percebido que mesmo com o número de acidentes caindo, o trânsito segue gerando sensação de insegurança e a culpa disso não é apenas de um setor. Com tantas precauções a considerar, o seguro de veículo se mostra cada vez mais importante. Com eles, problemas no automóvel ou acidentes podem ser resolvidos com muito mais praticidade.
Saiba que você não está sozinho em relação às debilidades do sistema de trânsito, mas o único que pode ampliar a sua cobertura frente a eventuais inconveniente é você mesmo.