< Volver a Carros

Quais são os principais problemas das estradas brasileiras?

Escrito por Pedro Da Silva

Que o Brasil não conta com a melhor pavimentação do mundo, todos já sabemos. E o primeiro que nos vem à mente quando paramos para pensar em quais são os maiores problemas das estradas brasileiras são os buracos. Alguns são tão grandes que até podem ser chamados de crateras. Outro problema relevante são as falhas na sinalização.

Mas os inconvenientes vão muito além dessas questões mais visíveis. Dentre os mais importantes, podemos destacar: deslizamento de placas de asfalto causado por infiltrações, estreitamentos súbitos da pista, desmoronamentos de barreiras e pontes desgastadas, por exemplo. Tudo isso vêm se somar aos problemas, que causam acidentes, atrasos e ceifa inúmeras vidas nas rodovias (BRs) do Brasil.

Além destes, problemas nos projetos de engenharia das estradas brasileiras também preocupam. O seu seguro de carro é uma grande proteção contra esses erros de projeto, que se transformam em verdadeiras armadilhas para os motoristas, mas a ele deve somar-se uma atenção redobrada ao trafegar pelas estradas do país.

Muretas

As muretas de proteção, por exemplo, apresentam irregularidades, porque deveriam ser construídas em um ângulo tal que fizesse o veículo bater com as rodas contra o guardrail (aquela proteção lateral pra que o carro não saia da via) amortecer o impacto e voltar para a pista. Mas muitas muretas nas BRs estão com uma angulação irregular, o que faz com que o veículo suba no muro.

Espaços entre as muretas também são perigosos, pois podem fazer o carro ficar preso, colidindo com a proteção ao invés de voltar para a pista, e também abrem espaço para a passagem de pedestres e animais em áreas perigosas, por causa da alta velocidade dos veículos.

Meio fio e sarjetas

Ao ampliar o leque de causas de acidente, encontramos sarjetas próximas às muretas. Este é outro erro de projeto. Ao invés delas, que criam um fosso perigoso para os motoristas, o correto seria embutir coletores subterrâneos sobre as estruturas. É certo que a sarjeta oculta sai mais caro, mas também evita gastos relacionados a acidentes desnecessários.
Postes e árvores também deveriam contar com uma mureta protetora ao redor, com a inclinação adequada. Como aparecem nas rodovias brasileiras, constituem mais um risco de colisão séria para os veículos.

Em alguns casos, os problemas são gritantes. Na BR-163, por exemplo, que liga norte e sul do país, cerca de 460km da estrada ainda são de barro. Nos piores trechos, os motoristas chegam a dirigir a 5 ou 10km/h.

Cuidado redobrado é necessário ao viajar pelas BRs do Brasil, além de um bom seguro de veículo. Por isso, faça uma cotação online no site Compara e conheça as principais ofertas do mercado.