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Por que não usar diferentes tipos de pneu ao mesmo tempo?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabia que utilizar pneus de marcas e tamanhos diferentes no mesmo veículo pode levar a uma desestabilização do automóvel e aumenta o risco de acidentes? Isso sem esquecer que compromete o carro como um todo. Também influi na maneira como o veículo se comporta na pista, tornando o ato de dirigir mais difícil e arriscado para o motorista.

Assim como no caso do seguro do auto, não escolha a opção mais barata ao comprar seus pneus, e sim a mais segura. Especialistas afirmam que todos os pneus do veículo devem ser do mesmo tipo, tamanho e marca, e devem apresentar o mesmo nível de desgaste.

Se você não conseguir ter todos os pneus da mesma marca e modelo, mantenha os dois no mesmo eixo idênticos, pelo menos. A diferença de desgaste entre eles também não deve ultrapassar os 3mm. Pneus de dimensões diferentes não devem nunca ser usados no mesmo eixo, a não ser que o carro já venha de fábrica assim (alguns carros esportivos apresentam pneus de aros diferentes).

O tipo e dimensões dos pneus são definidos pela montadora do veículo e essas instruções devem ser respeitadas. Ao comprar um par de pneus novos, coloque-os sempre atrás, transferindo os pneus traseiros para frente, caso não possa comprar quatro novos de uma vez. Isso porque os pneus dianteiros se desgastam mais rápido que os de trás, por causa do peso do motor, da tração na hora do freio e nas curvas.
Esse é o motivo também pelo qual, no sistema de rodízio, recomendado a cada dez quilômetros rodados, as montadoras aconselham trocar os pneus dianteiros pelos traseiros, para nivelar o desgaste.

Sobre a diferença de tamanhos: imagine caminhar com calçados diferentes, um com salto e outro raso. Um dos fatores que sofre alteração é a distribuição do peso do veículo: o lado mais baixo fará mais esforço vertical, ou seja, também se exige mais do amortecedor. Um pneu mais alto altera a relação de força que o motor aplica em cada lado: maior diâmetro, mais esforço do motor pra executar um giro.

Em situações limite – como frenagens bruscas ou curvas- o conjunto também pode apresentar imperfeições como perda de controle por travamento de um dos lados ou derrapagens por desequilíbrio na tração. Tudo isso por uma simples diferença de medida entre os lados do veículo.
Seguindo essas regras simples, você poderá dirigir seu carro com mais conforto também. Converse com vendedores da sua loja de pneus local para saber quais os diferentes tipos do produto. Alguns são mais indicados para carros esportivos, por terem uma melhor aderência, outros primam pela estabilidade, aumentando o conforto do motorista e dos passageiros. Indique qual o modelo do seu carro para efetuar a melhor compra, evitando sustos.

E, naturalmente, um bom seguro de carro também é um item fundamental para seu bem-estar e segurança.