< Volver a Carros

Os perigos de circular com os faróis desregulados

Escrito por Pedro Da Silva

Não é incomum ver carros com os faróis funcionando mal, com baixa luminosidade ou mesmo incorretamente direcionados. Se você tem algum destes problemas, leia nosso artigo e saiba mais sobre o assunto e o que fazer a respeito.

Os perigos de se dirigir com os faróis desregulados ou quebrados são muitos e por isso o motorista, pego nessas condições, pode perder cinco pontos na carteira, arcar com multa de R$127,69 e ainda ter a carteira de habilitação e mesmo o carro retidos, até que o conserto seja feito.

Nessas horas, um bom seguro do auto pode lhe dar cobertura, oferecendo inclusive um carro extra para o período em que você estiver sem o seu. Mas é claro que o melhor é sempre prevenir do que remediar, pois problemas com os faróis podem causar acidentes graves.
Muitas vezes, problemas nos faróis, como falhas no foco e nivelamento, passam despercebidos. Qualquer colisão, ainda que leve, pode danificar a estrutura dos faróis, assim como o peso excessivo no porta-malas pode alterar sua posição, já que irá suspender a parte dianteira do veículo.

Se você quiser checar a regulagem por conta própria, antes de ir a uma oficina ligue o farol baixo durante a noite e observe a luz projetada no carro adiante. O mesmo procedimento pode ser feito apontando-os para uma parede. A luz do farol direito e esquerdo devem emitir uma faixa luminosa que se expande de baixo para cima, indo do lado direto para o esquerdo.

As linhas de iluminação horizontal do lado esquerdo e direito devem estar no mesmo nível. Caso contrário, os faróis estão desregulados.

Apesar de você poder avaliar seus faróis, o melhor é que o serviço seja feito por um profissional competente. As lanternas são formadas por peças pequenas que devem estar bem encaixadas. É preciso usar as lâmpadas certas para seu automóvel, mas lembre-se de que a potência máxima das lâmpadas automotivas, por exemplo, não devem ultrapassar os 68W.

Outro bom motivo para manter seus faróis em perfeito estado é que a regulagem dos faróis é barata e geralmente pode ser feita em poucos minutos, dependendo do problema e da oficina. E não é só pela sua segurança que os faróis devem estar corretamente regulados, uma luz que aponte pra cima pode ofuscar o veículo contrário e interferir na dirigibilidade.

Continue a cuidar da sua segurança e da sua família com um seguro de carro que atenda às suas necessidades. Faça sua cotação online gratuita sobre tipos de seguro disponíveis hoje no mercado brasileiro, através do site Compara.