< Volver a Carros

Cuidados com o carro após voltar da viagem à praia

Escrito por Pedro Da Silva

Existem alguns sinistros que não são cobertos pelas apólices básicas do seguro do automóvel, como é o caso da corrosão ocasionada pela maresia. Por isso, é preciso manter-se atento às viagens litorâneas e, se possível, realizar manutenções tanto pré quanto pós viagem. Confira algumas dicas de como proteger seu automóvel e curta o litoral tranquilo!

Estragos imediatos

Já no primeiro contato com a maresia, névoa salgada e úmida que vem do mar, o automóvel sofre com os desgastes. A maresia contribui, de imediato, para o início do processo de oxidação nas partes metálicas do auto, sendo o “salão” do veículo (as chapas que formam o piso do carro) a mais afetada.

Em modelos mais atuais, as peças mais desgastadas são o estabilizador, a suspensão, o amortecedor e o escapamento – este último pode, inclusive, apodrecer.

Em modelos antigos, o estrago pode ser bem maior. Além do desgaste das peças já citadas, pode ocorrer ainda o apodrecimento do motor, câmbio e das rodas que, nesta ocasião, ficam impossibilitadas de segurar o ar dos pneus. Lembre-se que não somente os componentes de ferro são atingidos, a oxidação também ocorre nas superfícies de alumínio ou ligas de metal menos nobres.

Reduzindo os efeitos da maresia

Quem mora próximo à praia deve, preferencialmente, lavar o carro 1 vez por semana, finalizando com o polimento. Vale ressaltar que a cera protege o veículo da oxidação. Por outro lado, quem apenas viajou para a praia, deve apostar em cuidados específicos, assim que chegar em casa. Igualmente, aposte em banhos anti-óxido que podem ser feitos na parte inferior do automóvel, o serviço é feito em oficinas especializadas e cria uma capa de proteção que deve ser renovada periodicamente. Outros procedimentos que ajudam a prevenir desgastes são:

1- Limpe o veículo por completo, desde o interior às partes externas, como caçambas e carrocerias. Durante a lavagem, atente-se aos grãos de areia: estes podem riscar a lataria em meio ao enxágue.

2- Higienize o motor. Recomenda-se que a lavagem seja realizada por profissionais.

3- Confira a fiação elétrica, bem como os filtros de ar e de cabine. Os fios e conectores podem ser oxidados pela maresia. Já os filtros devem ser substituídos por novos.

4- Lave e seque todo o estofado do veículo. Se possível, retire os bancos e faça a higienização fora do auto. Como as pessoas sentam-se molhadas nos estofados, a limpeza torna-se necessária para garantir o bom estado do tecido e também da espuma.

Uma boa dica extra para proteger o bolso do condutor é contratar a cobertura adicional do seguro do auto: além de cobrir possíveis reparos ocasionados pela maresia, é possível se proteger, inclusive, de infiltrações e mofo. Com Compara você encontra as melhores opções do mercado, confira!