< Volver a Carros

6 itens que podem ser revisados pelo motorista

Escrito por Pedro Da Silva

Nada pior do que programar uma viagem e ter um problema no veículo no meio da estrada. Se esse é um dos seus principais medos, saiba que você não está sozinho, pois, a maior parte dos motoristas lembra tardiamente daquela manutenção que deveria ter feito e acabou postergando até as vésperas de um feriado longo ou viagem de férias. Pois bem, chegou a hora de dar a devida atenção ao seu veículo!

Uma boa forma para evitar deixar tudo para última hora é utilizar o seguro de carro para verificar se ele está com tudo em dia e evitar dores de cabeça. Revisar o carro antes de uma viagem é essencial. 😉

Há checagens que independem do seguro de veículo e podem ser feitas pelo próprio motorista. Confira 6 itens que podem ser revisados pelo proprietário do automóvel e nunca mais permita que seu automóvel te deixe na mão.

1. O óleo deve ser verificado constantemente. Ele atua em conjunto com o motor e seu nível nunca deve estar abaixo do mínimo indicado. A checagem deve ser feita apenas com o motor frio: se for verificar após dirigir, é recomendado aguardar ao menos 10 minutos. Esse procedimento faz com que o óleo “baixe” das câmeras de combustão e demais componentes, até indicar a litragem correta. Também é importante não fazer a medição em locais em que o carro fica inclinado.

A quantidade de óleo nunca deve estar acima do indicado, pois, isso pode acarretar a entrada no compartimento dos pistões e consequentes queimas de óleo. Se o nível está mais baixo, também é um problema, já que o motor pode estar funcionando sem a correta lubrificação.

2. O espete sempre deve ser verificado, uma vez que ele é mais que fundamental em situações emergenciais. O pneu reserva normalmente fica alojado no porta-malas – ou abaixo do mesmo – e deve ser mantido em bom estado assim como os pneus em uso. Eles são importantes em situações de emergências, por isso, devem ser checados de forma periódica.

3. Assim como o estepe, os pneus também devem ser revisados constantemente. É recomendado verificar possíveis desgastes, profundidade do relevo e lubrificar as porcas. Também esteja atento a desgaste irregular do conjunto, se algum dos seus pneus está mais “comido” em alguns dos lados, pode ser hora de fazer um alinhamento e balanceamento do automóvel.

4. Itens como iluminação traseira, alerta, ré, luz de freio, faróis baixo e alto e piscas devem estar funcionando perfeitamente antes de uma viagem, independente do horário que ela seja feita.

Se houver algum problema no meio da estrada, esses itens são essenciais. Após sinalizar o local em que o automóvel deu problema, o seguro do automóvel deve ser acionado para enviar ajuda. O triângulo de sinalização, chave de roda e macaco também são importantes nessa situação.

5. As palhetas podem ser verificadas apenas visualmente. A palheta do limpador de para-brisas deve sempre estar funcionando de forma adequada, e não apenas em dias chuvosos. Elas devem ser trocadas anualmente e servem para tirar a chuva do campo de visão, assim como a sujeira excessiva dos vidros. Outro detalhe importante: uma palheta desgastada pode acumular resíduos e até mesmo arranhar o vidro, o que implica na troca do para-brisa, um gasto muito mais elevado!

6. O radiador tem como função manter o motor frio, por isso, é importante que ele sempre contenha água no nível correto. Para verificar, entretanto, o carro não deve ter sido desligado há pouco tempo. Sempre que possível, verifique se há água suficiente no reservatório. Não entre nessa de usar soluções mágicas, o radiador possui um funcionamento bastante delicado e qualquer recurso alternativo pode comprometer o conjunto em longo prazo, ainda que momentaneamente pareça solucionar qualquer inconveniente.

Verificando esses seis itens com certa frequência, o automóvel pode ser poupado de diversas situações de risco, consertos e acidentes. Melhor do que ter um automóvel, é estar seguro de que o mesmo se encontra perfeitamente revisado e em condições de lhe acompanhar em todos os deslocamentos necessários, seja para ir ao trabalho ou para passar aquele fim de semana na praia!