< Volver a Carros

Vantagens e desvantangens de ter um carro colorido

Escrito por Pedro Da Silva

Os veículos de cores diferentes vêm ganhando o gosto dos consumidores que apostam nos tons marcantes como questão de estilo. Em meio a tantos carros nas cores prata, preto e branco, há quem prefira fugir do comum e levar o estilo pessoal para a tonalidade marcante do próprio veículo. Amarelo, laranja, verde, azul e até rosa são as cores dos carros que, aos poucos, vêm ganhando as ruas brasileiras.

Mais do que acreditar no gosto diferenciado dos clientes ousados, as marcas de automóveis têm lançado novos modelos em cores chamativas para mostrar um conceito que chame a atenção e fique marcado na memória do público. Mas, vale a pena ter um carro colorido? É verdade que o seguro do auto é mais barato porque os veículos de cor vibrante são mais fáceis de recuperar?

Vantagens dos veículos coloridos

Todos querem ser diferentes e, um carro de cor vibrante, com uma tonalidade fora do padrão, cumpre bem esta função. Além de chamar a atenção por onde passa, é mais fácil encontrá-lo no estacionamento lotado do shopping, por exemplo.

Há quem diga que os ladrões não querem circular com um carro assim, chamativo, pelas ruas. Daí vem a crença de que o seguro do automóvel fica mais barato, o que não é verdade. O que conta mesmo para o valor do prêmio do seguro continua sendo ano, modelo e outras condições comuns a todas as outras cores.

Desvantagens do carro colorido

Muitos consumidores ainda temem investir nas cores chamativas justamente pela desvalorização do carro na hora da venda. Algumas cores são relacionadas a times de futebol e outras são comuns para táxis, como é o caso do amarelo, no Rio de Janeiro.

As cores chamativas também podem sofrer manchas após serviços de funilaria e a dificuldade de repintura na cor original é uma questão a ser considerada.

O mercado brasileiro ainda é conservador quanto a escolha da cor do carro, daí a desvalorização dos veículos mais ousados em termos de pintura. Na revenda, é comum que o cliente prefira um seminovo na cor prata a um carro colorido.

Afinal, qual é a melhor opção?

Fica a critério de o cliente decidir o que vale mais: diferenciar-se e imprimir sua personalidade em todos os bens ou assumir um perfil mais discreto, sem chamar muito a atenção. Pense bem e escolha sem medo, possuir um automóvel que esteja de acordo ao seu gosto faz parte do sentimento de realização pessoal. 😉