< Volver a Carros

Como proteger as rodas do carro de xixi de cachorro?

Escrito por Pedro Da Silva

Os cães são amigos maravilhosos, mas têm um hábito que pode danificar seu carro, e não há seguro de veículo que cubra esse dano: o estrago que o xixi de cachorro causa nos pneus do automóvel.

É interessante notar que os cães adoram urinar nas rodas, fato que a ciência explica: os cães possuem cerca de 300 milhões de células olfativas, e sentem os mais variados cheiros que ficam impregnados na borracha dos pneus.

A urina é ácida, portanto, causa corrosão em materiais metálicos, como os usados no aro e parafusos das rodas do carro. Com o tempo, a roda pode enferrujar, os parafusos podem travar e você pode ter sérias perdas devido a esse instinto canino de marcar território com o xixi, que é praticado em sua maioria pelos cães machos – apesar de algumas fêmeas também apresentarem o hábito.

Você já investe bastante na manutenção e em um bom seguro de carro para ter prejuízos com algo tão simples. Para evitar o problema, uma solução é utilizar produtos simples, como uma capa para as rodas, ou sprays à venda em pet shops, feitos para eliminar o odor de urina dos cães. Se você tem cães em casa, precisa ficar ainda mais atento: caso note que seu animal de estimação urinou nas rodas, limpe os pneus com água e sabão neutro. Quanto mais tempo o xixi passar nos pneus, mais estrago causará.

Algumas pessoas também garantem que usar uma garrafa PET grande, transparente, e cheia de água é suficiente para “distrair” os cães. Ao colocar uma garrafa na frente de cada uma das rodas, o foco do animal poderá ser desviado para o objeto.

Outra particular solução é um produto chamado PetToalete. O mesmo se trata de uma espécie de fralda, com material absorvente, em forma de tapete, e se fixa na roda através de fitas adesivas. Mede 90 por 90 cm e cobre parte do conjunto, evitando que a urina entre em contato direto com os materiais. O visual não é dos mais bonitos, mas o fabricante e usuários garantem sua eficiência.

Se quiser fazer uma cotação online de um seguro do auto, acesse Compara e encontre a opção mais vantajosa para você, comparando preços e benefícios oferecidos pelas melhores seguradoras do país.