< Volver a Carros

6 dicas de direção defensiva para evitar acidentes

Escrito por Pedro Da Silva

Para evitar acidentes foi criado um conjunto de recomendações de segurança, conhecidas como Direção Defensiva, que fazem parte do curso de habilitação para motoristas. Conheça as 6 recomendações principais:

1. Manutenção do veículo

Calibrar os pneus, verificar limpador de para-brisas, nível do óleo, pastilhas de freio, combustível e funcionamento do motor são medidas preventivas que evitam acidentes e o acionamento do seguro do auto. Espelhos e extintor também podem ser enquadrados nesta categoria. Pneus e suspensão são outros pontos imprescindíveis de constante checagem.

2. Trafegar com luz baixa

Nas vias muito escuras, o motorista pode se guiar pela faixa branca da pista, evitando o farol alto que ofusca e pode até cegar temporariamente a visão de quem vem no sentido oposto. Igualmente, é importante contar com todo o conjunto em perfeito estado de funcionamento. Além da segurança, você pode ser multado por um farol queimado.

3. Condições climáticas desfavoráveis

Se houver neblina, ligue os faróis baixos ou faroletes e pare apenas no acostamento, com o pisca-alerta ligado. Durante as chuvas, o pneu perde aderência com asfalto e pode ocorrer a aquaplanagem, grande causadora de acidentes nas rodovias, segundo estatísticas das companhias de seguro de carro. No Brasil não é muito comum, mas o granizo ou a neve podem ser fatores que adicionam muita dificuldade ao conduzir.

4. Estradas mal-conservadas

A velocidade deve ser adequada às condições da via, com atenção extra aos desvios, trechos sem sinalização, meia pista ou sem acostamento, evitando conversões bruscas. Nas descidas, use o freio suavemente, mantendo a marcha. Ainda assim, é melhor passar devagar por um buraco do que pegar a contramão, ainda que somente por alguns metros: um choque é infinitamente mais traumático que um pneu furado.

5. Condições do motorista

Cansaço, visão ou audição comprometida, comer demais ou ficar sem se alimentar por um longo período são alguns fatores de risco para quem dirige. Além disso, nervosismo, tristeza, sono, embriaguez ou estar sob o efeito de remédios e substâncias tóxicas são situações causadoras de grande parte dos acidentes.

6. Recomendações para evitar colisões

Da percepção do risco até a reação do motorista, passam-se em média 2 segundos. Por isso, é prudente manter distância do veículo da frente, evitando acidentes, caso esse faça uma manobra brusca. Sinalizar as conversões, obedecer à sinalização e dar preferência ao veículo da direita nos cruzamentos não sinalizados são atitudes prudentes. Lembre-se de que usar o celular enquanto dirige é uma infração e ainda desvia a atenção.

seguro do automóvel oferece cobertura para acidentes, mas também serviços diferenciados em diversas situações imprevistas. Consulte sua apólice ou realize uma cotação para escolher o melhor plano.