< Volver a Carros

5 dicas para se proteger da adulteração de chassi

Escrito por Pedro Da Silva

Consumidores que estão em busca de seu primeiro automóvel – ou que querem apenas economizar – geralmente se rendem às ofertas dos seminovos, por conta do preço mais acessível. Entretanto, é preciso ficar atento a uma série de detalhes, que vão muito além da documentação do veículo e do seguro do auto: é recomendado, por exemplo, ficar de olho na numeração do chassi.

Técnicas de identificação

Muitas revendedoras apostam na gravação complementar do número do chassi, ou seja, em pontos adicionais, fora os de fábrica.

Aliás, vale frisar que as montadoras não investem tanto neste aspecto, mantendo apenas as marcações mínimas, exigidas pela lei: carros fabricados a partir de 1999 precisam trazer a marcação em, no mínimo, 1 ponto. Fica a critério das montadoras gravar a numeração do chassi em pontos adicionais.

Além das revendedoras, as companhias de seguro de veículo também são participantes importantes neste assunto, afinal, durante as vistorias para a contratação do seguro as empresas descobrem se os carros são ou não clonados, através da análise da numeração do chassi.

As chances de comprar um automóvel com a numeração de chassi adulterado caem em mais de 90% se seguidas as seguintes dicas:

1- Dê preferência para a compra de usados e seminovos em revendedoras reconhecidas no mercado.

2- Não realize pagamentos em dinheiro ou em contas bancárias de terceiros. Em caso de clonagem/adulteração, o cancelamento da compra será bem mais simples.

3- Confira toda a documentação do veículo, em especial o DUT (Documento Único de Transferência).

4- Confira se os números da documentação coincidem com a numeração gravada no automóvel, principalmente a numeração da placa.

5- Para uma compra ainda mais segura, opte pelos serviços de empresas especializadas em laudos cautelares.

Contrate um seguro automotivo

Depois de analisar todos os itens e checar que o seu seminovo não traz um chassi adulterado, não hesite em contratar um seguro do automóvel. Além de proteger veículos e condutores de sinistros, o seguro pode auxiliar, inclusive, na descoberta de chassis adulterados e carros clonados, durante as vistorias rotineiras.

A fim de economizar, você pode simular e contratar o seu seguro através dos simuladores Compara. Especializado na cotação de seguros, o portal traz ferramentas interessantes para que a melhor e mais econômica opção seja escolhida.