< Volver a Carros

5 dicas para evitar stress no trânsito

Escrito por Pedro Da Silva

Os motoristas enfrentam engarrafamentos, ruas esburacadas, falta de sinalização, imprudência de outros motoristas, motoqueiros e pedestres, risco de acidentes e atropelamentos, e, se você vive em uma grande cidade, também precisa conviver com a violência urbana e com a falta de vagas de estacionamento. Com tantos problemas, fica fácil perceber por que o trânsito deixa tantos de nós em um estado de estresse.

Ter um bom seguro de carro é fundamental para dirigir mais tranquilo, porque o seguro pode cobrir os casos de furtos, roubos, e acidentes, inclusive pagando por indenizações a terceiros, se necessário.

Confira cinco dicas para dirigir mais tranquilo:

1. Procure se preparar antes de sair de casa. Se for pegar a estrada, confira se o carro está em excelentes condições, como o nível de combustível, a situação dos pneus, bateria, faróis e pisca-alertas. Conheça bem o caminho e saia de casa mais cedo, para evitar a pressa e ter tempo para manter a calma caso surjam imprevistos.

2. Se você puder, combine uma carona com um colega de trabalho ou de faculdade. Revezar-se no volante e ter companhia ajuda a tornar a viagem — e os engarrafamentos — mais toleráveis.

3. Durante engarrafamentos, aproveite para alongar-se: movimente o pescoço para a esquerda e direita suavemente, para frente e para trás, em movimentos circulares. Repita cerca de cinco vezes cada um. Tire os óculos, se tiver, aqueça as mãos e ponha sobre os olhos, para relaxá-los, por alguns segundos.

4. Se você for motorista profissional, como taxistas e caminhoneiros, nunca dirija cansado. O ideal é parar a cada hora para alongar-se, seja em um posto de gasolina, em um parque ou praça.

5. Mantenha uma boa postura ao volante, com a coluna ereta. Se quiser, use uma almofada como apoio. Preste também atenção à respiração, para que seja lenta e profunda, o que ajuda a relaxar. Prefira os caminhos com uma bela vista, como os que passam pela beira-mar ou por um parque, lago ou outra paisagem natural. E fuja dos atalhos perigosos – para economizar tempo não vale pôr a sua segurança em risco.

O alto nível de stress pode ser minimizado com pequenas ações. O mais difícil é realmente por em prática o plano e lembrar dos exercícios e distrações que ajudam. Mas, além de tudo isso, pesquise também o seguro do auto com Compara e encontre as melhores ofertas do mercado.