< Volver a Carros

Riscos de fumar e dirigir ao mesmo tempo

Escrito por Pedro Da Silva

Não existe seguro de carro que diminua os riscos que o motorista e os passageiros de um veículo passam se houver alguém fumando dentro dele. Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pela revista Tobacco Control, o nível de gás carbônico dentro do carro se houver alguém fumando pode ser até 3 vezes maior que os aceitos pela Organização Mundial de Saúde, mesmo com as janelas abertas, e com o carro em movimento.

Além disso, se você está dirigindo e fumando ao mesmo tempo, pode aumentar o risco de acidentes ao segurar o cigarro em uma das mãos. Lembrando ainda que dirigir com apenas uma mão é considerado uma infração média pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Existe inclusive um projeto de lei que visa transformar o fumo durante a direção em uma infração grave de trânsito. Algumas pessoas afirmam ainda que fumar enquanto se dirige pode dar tontura, aumentando o risco de acidentes.
Os danos causados pelo cigarro são imensos, incluindo doenças respiratórias, cardíacas e degenerativas, além de causar problemas de pele, descoloração dos dentes, mau hálito, e outros problemas sérios, sendo o fumo bastante ligado à maior incidência de câncer. Não é exagero dizer que o melhor é abandonar o hábito de fumar, não apenas ao volante, mas na vida.

Apesar do hábito de fumar não ser considerado ao fazer a apólice de um seguro do automóvel, o mau cheiro deixado pelo fumo no carro pode diminuir o valor do seu veículo quando quiser vendê-lo. Para evitar o cheiro de tabaco, não acenda cigarros dentro do carro, e use produtos em spray ou difusores que neutralizem aromas, específicos para veículos.

Mesmo assim, é possível que os odores característicos do cigarro permaneçam impregnados nos componentes internos, principalmente os da ventilação e ar condicionado. Cada um destes sistemas opera com filtros, mangueiras e outros elementos que acumulam pequenas partículas como cinzas ou mesmo depósitos de substâncias mais pesadas, como o alcatrão. Nestes casos, se requer uma profunda limpeza para sua eliminação.

Se você deseja fazer um seguro do auto, confira as melhores opções com Compara e obtenha uma cotação online gratuita com várias ofertas de seguro pensadas no seu perfil. Cuide bem do seu carro e, sobretudo da sua saúde e segurança, e evite dirigir e fumar ao mesmo tempo.