< Volver a Carros

Cuidados com as rodas de liga leve

A roda de liga leve é tão resistente a impactos quanto as de aço

Escrito por Pedro Da Silva

Segundo item mais cobiçado em concessionárias e lojas de acessórios (perdendo apenas para rádios e aparelhos multimídia), as rodas de liga leve agregam valor ao automóvel.

Apesar do que se costuma ouvir em conversas sobre o tema, a roda de liga leve é tão resistente a impactos quanto as de aço, mas a beleza tem seu preço: é mais suscetível a danos superficiais. A sujeira acumulada, por exemplo, pode contribuir para o surgimento de fissuras.

Manutenção

O ideal é que a manutenção seja feita a cada duas semanas, quando deverão ser lavadas e limpas com um produto especial para rodas de liga leve, não abrasivo, sem ácidos em sua composição. O próprio uso dos freios, por exemplo, que gera atrito entre discos e pastilhas, solta um pó preto que pode acelerar o processo de oxidação, principalmente quando aliado à umidade.

As montadoras recomendam ainda que seja aplicada uma camada de cera nos aros a cada três meses. Além de fazer com que o brilho se mantenha, também evita que eles acabem descascando. Por outro lado, qualquer dano ocasionado por pequenas batidas em meios-fios, por exemplo, também deve ser imediatamente recuperado, sempre em lojas de acessórios especializadas. Lembre-se que um bom seguro do auto normalmente oferece convênio com oficinas especializadas onde este tipo de conserto sai bem mais em conta.

Acessórios valorizam na revenda do carro

Por outro lado, se você não abre mão do visual caprichado das rodas de liga leve, aí mesmo é que não deve ficar sem seguro do automóvel: as estatísticas mostram que entre carros iguais, estacionados no mesmo lugar, os que tiverem rodas de liga leve são os preferidos dos ladrões. Então vale a pena comparar preços e benefícios e fazer um seguro de veículo que o deixe tranquilo sob todos os aspectos. Afinal, esse é um tipo de acessório que também agrega valor ao carro na hora da revenda, principalmente quando tem a manutenção benfeita.