< Volver a Carros

Como evitar infiltrações no interior do carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Quando a água da chuva entra no carro, pode causar mofo e mau cheiro na parte interna do veículo, além de outros danos. O seguro do automóvel pode até incluir danos maiores causados pela água, mas questões de limpeza vão causar dor de cabeça e não serão cobertas. Por isso, é bom investir na vedação do automóvel, para que ele possa enfrentar bem os meses de chuva.

Os principais locais em que podem surgir infiltrações são nas portas, para-brisa e teto solar. Mas há locais menos “óbvios” que ainda oferecem risco, como os selos da parede corta-fogo do motor e a parte de baixo do assoalho dianteiro. Nessa parte existem orifícios usados durante a fabricação do carro e selados hermeticamente, mas que podem apresentar falhas, levando a infiltrações.

As borrachas de vedação das portas são chamadas de “guarnições”, e podem ressecar com o tempo, encolher ou deformar-se por causa do calor, e ainda apresentar rachaduras ou rasgões. As portas também possuem drenos para eliminar a água, que podem entupir, levando ao acúmulo de líquido no interior do carro.
Durante a limpeza, passe apenas um pano úmido nas borrachas, e examine-as para saber se há falhas, o que exige a troca imediata. Não passe silicone, pois apesar de proteger a borracha, pode fazer com que a sujeira grude, levando a ressecamentos e danos nas guarnições. Se houver muita sujeira, use um detergente neutro.

A vedação perfeita das portas de um carro também evita acidentes, e é resultado não apenas de borrachas em bom estado, mas também dos parafusos que dão a pressão necessária para seu fechamento. Se seu carro não está bem vedado, o problema pode estar nessas estruturas, e não nas guarnições.

O para-brisa oferece algum risco de infiltrações, sobretudo em carros mais antigos ou de segunda mão, que podem ter tido a peça trocada e mal colada na carroceria. Nesse caso, a água pode escorrer para o painel interno do carro. O mesmo pode ocorrer no caso dos tetos solares, devido ao ressecamento do seu envoltório. Para evitar o problema, você deve comprar uma vaselina específica para manter a hidratação do material.

Para cuidar ainda mais do seu veículo, contrate um bom seguro de carro, fazendo sua cotação online com Compara. Um seguro automotivo também pode oferecer apoio e assistência no caso de danos causados por chuvas e inundações.