< Volver a Carros

Por que os brasileiros não costumam fazer test-drive?

Escrito por Pedro Da Silva

Com um test-drive, você pode avaliar várias características do veículo que deseja comprar, como a robustez do motor, os itens do painel, conforto e até o consumo de combustível. Apesar de ser tão importante, muitos brasileiros não aproveitam esse benefício, oferecido por todas as concessionárias.

A maioria dos motoristas está ciente de que comprar um carro novo é um grande investimento, daí a necessidade de obter um seguro de carro e avaliar quais as melhores opções de marcas e modelos antes de tomar a grande decisão. Mas, em vez de se basear no test-drive, os brasileiros preferem confiar na opinião de familiares e amigos, e em pesquisas feitas por conta própria na internet.

Ainda sobre as consultas e buscas sobre informação: somente metade dos compradores buscam informações nas páginas das companhias, 42% diretamente consultam páginas especializadas e 37% visitam as páginas das concessionárias. As redes sociais também servem de campo de pesquisa: 21% dos clientes vasculham redes sociais como Facebook, Google+ e outras, na esperança de encontrar novos dados úteis.

Além disso, pesquisas da J.D Power afirmam que os motoristas de todo o mundo, não só os brasileiros, são bastante conservadores na hora de comprar um carro novo, preferindo marcas com as quais já tenham experiência prévia e, desse modo, não se arriscam a conferir uma nova marca e modelo. Outros fatores que influenciam a decisão são o preço e as vantagens de financiamento.

Mas para aumentar suas chances de tomar a decisão certa, que tal colocar a decisão de fazer um test-drive entre suas prioridades, assim como contratar um bom seguro do automóvel? Durante o teste, você poderá usar o carro nas situações de seu dia a dia, vendo como se comporta em situações comuns em grandes cidades, como engarrafamentos e ruas esburacadas; além disso, poderá avaliar o conforto ao dirigir, os ruídos que o carro faz, a qualidade da suspensão e várias outras coisas. Você também poderá sentir se o carro é realmente o que você está procurando. Para aproveitar ainda mais o teste, peça para um amigo ou parente que tenha mais conhecimentos automotivos para lhe acompanhar, e tomar notas sobre o desempenho dos modelos que você esteja considerando para a compra. Agende seu test-drive para escolher seu carro com mais confiança, depois de vivenciar como é utilizar o veículo.