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5 dicas para a manutenção do seu estepe

Escrito por Pedro Da Silva

O estepe é um dos itens de segurança do carro que requer atenção constante. Não é difícil o motorista chamar o serviço de socorro do seguro veículo ao descobrir que o pneu reserva não tem condições para rodar. Mas, com 5 dicas você pode evitar situações como essa.

Conservação

Assim como os demais, o quinto pneu precisa estar em bom estado de conservação. Pense bem antes de colocar pneus velhos, remodelados ou recauchutados. É possível comprar estepes a preços bem acessíveis nas lojas conveniadas do seguro auto e que costumam oferecer descontos atraentes.

Modelo

Preste atenção em todas as informações gravadas nos demais e compre o estepe igual. Modelos diferentes podem causar prejuízos à direção do carro em função a diferença de tração que pode dar-se entre cada lado. Em caso de dúvidas, vá a uma oficina credenciada pelo seguro do carro e peça ao mecânico que revise e indique todas as especificações necessárias.

Calibragem

A calibragem deve ser mais alta do que a dos demais pneus e também checada duas vezes ao mês. O estepe pode esvaziar mesmo sem uso, não servindo para nada na hora que for necessário. Todas as informações sobre a calibragem correta dos pneus estão no manual do carro.

Outro processo que pode ser feito é a transferência de ar, do estepe “sobre-inflado”, através de uma mangueira de transferência de ar, para um dos pneus que estão rodando e que perdem calibragem, ainda que não estejam necessariamente com nenhum furo. Este é um procedimento que pode resolver pequenas fugas de ar, até que o conjunto seja revisado.

Furos e danos

Não ande com o pneu reserva com rasgos, pregos na borracha ou com ele careca, sem os frisos de segurança. De acordo com o Contran, todos os cinco pneus do carro devem ter, no mínimo, sulcos de 1,6mm de profundidade – caso contrário pvocê ode ser multado.

Parafusos e aros

Toda vez que trocar o tamanho da roda do carro, o estepe também deverá ser trocado. Não é indicado rodar com aros diferentes no automóvel, o que desgasta a suspensão com mais facilidade. A diferença estética pode ser pequena, mas no quesito estabilidade ela é grande. Inclusive os parafusos têm que ser específicos ao tipo de aro. Os de liga leve são maiores que os de ferro e podem danificar o freio caso a roda do estepe também não tenha sido trocada.

Com os devidos cuidados, é provável que você não precise realizar tarefas extras de manutenção e possa conservar o conjunto em bom estado por muito mais tempo. Cheque os pneus a cada 15 dias e rode tranquilo. 😉