< Volver a Carros

Dicas para comprar um aparelho GPS

Há modelos que gravam a localização de radares, informando quando o veiculo está se aproximando de um deles

Escrito por Pedro Da Silva

Um aparelho GPS no carro ajuda muito na hora de seguir a direção certa, e ainda oferece outras vantagens como saber onde está o radar de velocidade mais próximo ou pontos de interesse como farmácias, por exemplo.

Mas qual aparelho escolher, o mais barato ou o que tem mais recursos? Qual a melhor marca? O seguro de veículo cobre danos ou furto deste acessório também? Para ajudar na decisão, separamos algumas dicas valiosas para quem quer comprar um aparelho GPS.

Tamanhos, modelos e preços dos aparelhos de GPS

Se você procura uma boa oferta, vale a pena pesquisar em lojas especializadas ou nos sites confiáveis de vendas online. Os preços variam, de R$ 360 para os modelos mais simples, a R$ 2.700 nos aparelhos com mais funcionalidades. Independente do modelo escolhido, é recomendável assegurar o investimento e incluir o aparelho de GPS na proposta do seguro auto.

Outra diferença na hora de escolher o acessório está no tamanho das telas, que variam entre 2,5 a 5 polegadas, algumas delas sensíveis ao toque. Se o uso principal do GPS for para percursos dentro da cidade, prefira aqueles que informam a direção por voz. Este método evita que o motorista precise olhar para a tela do aparelho a todo instante, o que aumenta o risco de acidentes, com a necessidade do acionamento do seguro auto.

Conteúdo e sinal do GPS

Além dos detalhes como tamanho e funcionalidades, uma boa dica é verificar a quantidade e a qualidade do conteúdo oferecido pelo aparelho. Há modelos que gravam a localização de radares, informando quando o veículo está se aproximando de um deles.
A memória do GPS também é importante. Procure optar por um modelo que tenha capacidade mínima de 10 mil pontos ou que tenha entrada para cartão de memória (normalmente os “SD” são mais utilizados). Pontos de interesse podem vir armazenados no aparelho, o que ajuda a encontrar restaurantes, hotéis, farmácias, bancos e outros serviços durante o percurso.

O GPS deve ter seus dados atualizados, o que inclui mapas e locais importantes. Verifique quais atualizações são gratuitas e quais devem ser pagas, incluindo os serviços top, como informações sobre o trânsito, preço médio do combustível, etc, que alguns modelos oferecem.
Quanto ao sinal, prefira um aparelho de GPS com, no mínimo, 10 canais de recepção. Estes costumam apresentar melhor desempenho, com maior sensibilidade na captação do sinal, mesmo em condições adversas.

Acessórios e bateria

Alguns aparelhos trazem acessórios como suporte para fone de ouvido e alto-falante para conexão com o celular. Há também entradas USB, transferência de dados via Bluetooth, MP3 e até bafômetro. Defina se estes acessórios são realmente importantes para você na hora de escolher o seu aparelho e descarte os excessos. Lembre-se de que a quantidade de acessórios do veículo pode influenciar no valor da parcela do seguro de carro.

Quanto à bateria, prefira modelos que oferecem modelos de longa duração, com até 20 horas de autonomia. Esse cuidado é fundamental para o caso de viagens longas.