< Volver a Carros

Cuidados com o teto solar do seu carro

A abertura do teto solar com o carro a 100Km/h resulta num forte golpe de ar, o qual pode danificar as peças

Escrito por Pedro Da Silva

No exterior, o teto solar é um item comum nos automóveis. Já no Brasil, devido ao alto custo, o acessório é pouco utilizado. Quem optar por instalar o adicional em seu carro deve se preparar para gastar. Porém, vale dizer que apesar de caro, o adicional não altera os valores do seguro do automóvel. 

Além do investimento, o proprietário deve ficar atento aos cuidados de segurança, bem como às manutenções preventivas. Saiba abaixo quais os principais cuidados que devem ser tomados com o teto solar de seu auto!

Cuidados e Manutenção

Assim como qualquer item automotivo, o teto solar também exige cuidados especializados. Afinal, é sabido que as manutenções preventivas são muito mais simples do que as corretivas.

Especialistas recomendam uma manutenção preventiva a cada seis meses, para que as borrachas de vedação e demais itens sejam analisados. A boa condição das peças influi diretamente no correto funcionamento do acessório, principalmente evitando travas de acionamento.

Para manter os dutos de escoamento em dia, são indicadas também limpezas periódicas. Estas limpezas prevenirão qualquer tipo de entupimento ou desgaste dos dutos. Perceber algum tipo de obstrução nos dutos não é algo tão difícil, já que o usuário sente os vazamentos no interior do carro.

Uma observação importante é que tais revisões sejam realizadas em oficinas mecânicas especializadas. Caso seja necessário, entre em contato com a sua operadora de seguro de veículo e solicite recomendações de boas oficinas.

Dicas de utilização

Uma cena muito comum em filmes e seriados é o personagem abrir o teto solar com o carro ainda em movimento. É preciso salientar que esta cena é válida apenas na ficção, já que na vida real a abertura do teto solar com o carro, a 100Km/h, por exemplo, resulta num forte golpe de ar, o qual pode danificar as peças.

Opte por estacionar o carro sempre em áreas livres, ou seja, distantes de árvores e arbustos, pois contribui para a limpeza do acessório. Desta forma, exclui-se o risco de folhas e galhos caírem sob o teto solar e entupir seus dutos.

Vale anotar uma informação importante sobre o teto solar e o seguro do auto: grande parte das operadoras de seguro não cobrem danos no teto solar, nem como coberturas adicionais. Por isso, antes de optar pelo acessório é interessante contatar a sua operadora e sanar todas as dúvidas com relação ao seguro. Uma vez tiradas todas as dúvidas, acesse o site do Compara  e escolha a melhor opção de seguro para seu perfil!