< Volver a Carros

Carros compactos são inseguros?

Os veículos de estrutura enxuta e porte pequeno têm menor espaço de deformação em caso de acidentes

Escrito por Pedro Da Silva

Resultados obtidos nos testes de acidentes demonstram: os carros de modelo compacto são naturalmente inseguros. Entenda o porquê e saiba como contratar o seguro de veículo ideal.

Menor estrutura, maior impacto

Os testes realizados pelo Instituto de Seguros dos Estados Unidos para Segurança nas Estradas (IIHS) avaliaram 11 carros das categorias compacto e sub compacto, dentre eles os modelos Honda Fit, Fiat 500, Fiat Uno e Ford Ka.

Nos testes foi constatado que os veículos de estrutura enxuta e porte pequeno têm menor espaço de deformação, provocando um impacto maior numa batida do que um carro grande. Além disso, a maioria dos compactos possui menos itens de segurança interna, como um sistema de frenagem mais simples e a falta de airbags laterais. Contar com a cobertura do seguro de carro é fundamental em casos de colisões, pois estes modelos facilmente sofrem perda total nestas ocasiões.

Compactos vendidos no país tiveram baixa classificação

A Latin NCAP também realiza testes no Brasil para avaliar a segurança dos ocupantes do veículo em caso de batidas, e afirma que o ideal é o consumidor consultar os resultados antes de optar por um modelo de carro compacto. Os crash tests revelaram que o VW Gol e o Fiat Palio estão entre os melhor posicionados nos testes com veículos compactos atualmente vendidos no país. Para os sub compactos, ficaram em melhor posição o VW Jetta, o Ford Focus e o EcoSport.

Verificar as variações no preço do seguro do automóvel também é uma questão a ser avaliada conforme os resultados dos testes de segurança. Enquanto nos Estados Unidos o airbag e os freios ABS são obrigatórios desde 1998, aqui no Brasil passaram a ser exigidos apenas neste ano.

A segurança é um critério importante na escolha

seguro do auto cumpre um papel importante no caso de imprevistos e oferece serviços exclusivos para quem não abre mão de contar com apoio e tranquilidade em qualquer situação. Além disso, para os especialistas no assunto, o consumidor não deve adquirir um carro que tenha sido mal avaliado nos testes do IIHR ou Latin NCAP. A busca pelos resultados das avaliações pode ser feita diretamente no site da Latin NCAP.