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5 mitos e verdades sobre o ar condicionado do carro

Escrito por Pedro Da Silva

Já há algum tempo, o ar-condicionado para carro deixou de ser item de luxo e se tornou uma necessidade, especialmente em um país de clima tropical, como o Brasil — por aqui, inclusive, em muitas cidades faz calor o ano todo, até mesmo no inverno.

Neste post, vamos explicar mais sobre esse dispositivo e desvendar mitos e verdades sobre o ar condicionado para carro. Boa leitura!

Considerado um dos equipamentos mais sofisticados do veículo, ele tem como função aumentar a pressão e, consequentemente, a temperatura de condensação do gás (ou fluido refrigerante), regulando a qualidade do ar e deixando o clima na cabine mais agradável e saudável para motorista e passageiros.

Composição e funcionamento

O que o sistema de ar-condicionado para carro faz é retirar calor do interior e transferi-lo para a rua. Ele é composto por cinco itens (compressor, condensador, filtro secante, válvula de expansão e evaporador), e seu funcionamento acontece da seguinte forma: quando acionado, o compressor eleva a temperatura e a pressão do gás, transformando-o em vapor quente e enviando-o para o condensador.

Nele, ocorre a transformação do vapor em líquido, ainda quente. Dali, o fluido refrigerante vai para o filtro secador, responsável por absorver a umidade e reter partículas de impurezas, evitando, assim, que elas danifiquem outros elementos.

Na próxima etapa, o gás é direcionado para a válvula de expansão, onde perde pressão — com isso, a temperatura diminui para cerca de zero grau. Por fim, ele passa pelo evaporador, para absorver o ar de dentro do automóvel ou da rua e transformar-se novamente de líquido para vapor, recomeçando o ciclo.

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado para carro

Por oferecer extremo conforto e bem-estar, o ar-condicionado é um item que muitas pessoas desejam ter em seus veículos. No entanto, seu uso ainda gera muitas dúvidas, e seus usuários acabam sem saber se o que se diz sobre o equipamento é ou não realidade. Assim, é comum que surjam perguntas, como: o equipamento, quando ligado, gasta mais combustível? Seu gás acaba? Ele precisa de manutenção?

Para esclarecer isso e muito mais, confira a seguir 8 mitos e verdades sobre o ar-condicionado para carro.

O que é mito?

  1.  Ao contrário do que muitos pensam, utilizar o ar-condicionado para carro não gasta gás. O fluido refrigerado só vazará em caso de defeito, então tenha em conta que não será necessário repor ou completá-lo.
  2.  O gás do ar-condicionado não fica velho. Muitas pessoas também insistem em dizer que ele vicia. Contrariando tais pensamentos, vale salientar que o fluido refrigerado do sistema dura muito tempo, quase sempre acompanhando a vida útil do automóvel.
  3.  Poucos sabem, mas o ar-condicionado do automóvel também contém óleo. Há quem defenda que a substância deve ser trocada regularmente, mas essa ação só é necessária em casos de vazamento ou manutenções.
  4. No ar-condicionado automático (com controle digital), a temperatura será sempre a mesma, independentemente da velocidade do ventilador. Portanto, aumentá-la pensando que a temperatura do ambiente será alterada é mito — o ventilador apenas faz com que se alcance mais rapidamente a temperatura indicada.
  5.  Um dos principais mitos envolvendo o ar-condicionado para carro é referente ao consumo de combustível. Com o dispositivo ligado, um veículo gasta, em média, de 10 a 20% a mais de gasolina ou etanol. Por isso, a conversa de que o consumo é reduzido em 50% quando o ar está desligado não procede.
  6.  Muita gente acha que o mau cheiro do ar-condicionado só é eliminado com ajuda profissional. Nem sempre! Um spray de limpeza — à venda em lojas especializadas e até em hipermercados e postos de combustível — pode resolver o problema.
  7.  Mais um mito é o de que o sistema de automóveis antigos precisa de manutenção mais frequente que o dos novos. Por terem funcionamento semelhante, a periodicidade acaba sendo praticamente a mesma (ela está especificada no manual do proprietário do veículo).
  8.  Dizer que o ar-condicionado digital  para carro funciona melhor que o manual não é verdade. A única diferença entre eles é que os equipamentos mais modernos possuem controles de temperatura mais precisos.

O que é verdade?

  1.  É verdade que o ar ligado aumenta o consumo quando o automóvel circula na cidade. Entretanto, andar com os vidros abertos a uma velocidade de 80 km/h pode sair mais caro do que com o dispositivo ligado. Aerodinamicamente, a entrada de vento pelas laterais do veículo afeta seu rendimento devido ao aumento da resistência do ar.
  2. Ligar o ar-condicionado uma vez por semana, por cerca de 10 minutos, auxilia na circulação tanto do gás quanto do óleo, mantendo todo o sistema lubrificado e evitando o ressecamento das peças.
  3. Rodar com os vidros abertos por alguns minutos antes de ligar o ar-condicionado, especialmente em dias de sol forte, é essencial para que a troca da temperatura na parte interna do veículo ocorra de forma mais rápida e exija menos do equipamento.
  4.  Desligar o ar quando estiver próximo de chegar ao destino, mantendo apenas a ventilação, contribui para a redução da umidade na tubulação. Diretamente, essa ação evita o surgimento de fungos.
  5.  Para modelos que não possuem ar-condicionado de fábrica, é preciso atentar-se à instalação. Recomenda-se que uma oficina especializada, de preferência a concessionária, realize o procedimento, e sempre seguindo os parâmetros de cada montadora e modelo.
  6.  O sistema de ar-condicionado para carros pode ser um terreno fértil para o surgimento de bactérias, fungos e germes, prejudicando seriamente quem sofre de asma e/ou alergia. Para evitar que isso ocorra, a higienização deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados.
  7. Junto a esse serviço, é necessário inspecionar todo o sistema, a fim de eliminar quaisquer possíveis defeitos. Outra tarefa importante é a troca do filtro de ar da cabine a cada 20 mil quilômetros ou de acordo com as especificações da fábrica.
  8.  É normal notar água sob o carro quando ele tem ar-condicionado. Isso acontece por conta de um respiro, localizado no painel, que expulsa do veículo a umidade da troca térmica interna.

Agora que você já sabe do que é composto o sistema de ar-condicionado para carro, conhece o seu funcionamento e descobriu o que é verdade e mito em relação a ele, certamente o utilizará de forma a garantir sua longevidade e com o máximo de conforto, segurança e tranquilidade.

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