< Volver a Carros

Você sabe reconhecer a categoria de cada veículo?

As Station Wagons são as preferidas das famílias grandes que viajam em carro

Escrito por Pedro Da Silva

Antes de comprar um automóvel, o futuro proprietário precisa conhecer as características e diferenças de cada modelo. Afinal, cada tipo de carro é recomendado para uma situação ou perfil de condutor. Confira a seguir os 4 exemplos de categorias mais populares e observe com quais você se identifica mais.

Hatch compacto

Os automóveis modelo Hatch compacto são os mais básicos do mercado, geralmente adquiridos por quem busca preços baixos, em especial jovens. A contratação do seguro de carro pode tornar-se mais cara devido à alta rotatividade do bem, já que se roubado, é revendido com facilidade.

Nesta categoria os carros são disponibilizados nas versões 3 ou 5 portas e, além disso, com a possibilidade de motor flex 1.0. O modelo é perfeito para circulação na cidade, pois é compacto e fácil de manobrar, adequando-se a qualquer vaga de estacionamento. O Gol VW, o Fiat Palio e o Chevrolet Agile exemplificam o modelo.

Sedã compacto

Os sedãs compactos são uma versão melhorada e mais ampla dos hatches compactos. Tendo como base a linha estrutural do Hatch compacto, o grande diferencial do sedã compacto fica por conta do volume traseiro proporcionado pelo espaçoso porta-malas. Por possuir uma manutenção econômica, usualmente o valor do seguro de veículo da categoria é bem atrativo.

O modelo, na maioria das vezes disponibilizado na versão bicombustível, é indicado especialmente para casais com filhos pequenos. Nesta categoria, o Renault Logan, o Fiat Siena e o Chevrolet Prisma são boas opções de compra.

Perua (Station Wagon)

As peruas, também chamadas de “Station Wagons”, são muito requisitadas por famílias grandes que viajam com frequência e precisam levar um grande volume de bagagem, graças a seu vasto espaço interno.

Os valores dos veículos podem variar de acordo com os opcionais e tecnologias inseridos no modelo: quanto mais básico, mais barato. Com relação aos valores praticados no seguro do automóvel, são uns dos mais baratos do mercado. Diferente dos carros populares, as peruas são mais difíceis de revender em caso de furto. Dentre os modelos mais populares estão a Parati VW, o Fiat Palio Weekend e a WV Space Fox.

Utilitário comercial

Quem necessita de um automóvel capaz de deslocar cargas deve optar pelos utilitários comerciais. Disponível em várias dimensões, tais modelos contam com caçambas fechadas, o que facilita o transporte das mercadorias e, adicionalmente, possibilita a customização externa do veículo com adesivos e pinturas exclusivas. O Renault Kangoo e o Fiat Doblô são os mais requisitados nesta categoria. Nestes modelos, é importante analisar com cautela escolha do seguro do auto.

Com Compara você conhece as melhores ofertas de seguro auto de acordo ao seu perfil e modelo de carro. Acesse e confira!