< Volver a Carros

Saiba o que fazer quando seu carro entra em recall

Quando os ajustes referem-se às questões de segurança é comum as montadoras realizarem chamadas

Escrito por Pedro Da Silva

Se você é dono de automóvel, certamente já se deparou com o termo recall. Se não sabe o que é e possui dúvidas quanto ao processo, saiba que é algo bem simples, porém, essencial para uma completa segurança do veículo. Vale dizer ainda que, ao contrário do que muitos pensam, os valores do seguro do auto não são reajustados, caso o carro participe do processo.

As montadoras de veículos abrem os chamados recalls a fim de ajustar ou realizar a troca de componentes do automóvel. Usualmente, os itens a ser ajustados no recall, referem-se à segurança do automóvel. Quando não, trata-se do chamado “recall branco”, definição da troca e ajustes para os demais componentes do veículo, não ligados à segurança.

Como saber se o meu carro entrou em um recall?

Quando os ajustes referem-se às questões de segurança, é comum as montadoras realizarem chamadas através da mídia televisiva. Desta forma, saber se seu carro foi convocado para o processo é simples. Mas, e quando o chamado é para um recall branco, como saber?

Existem duas opções de obter tal informação: através do site da montadora ou por meio do Ministério da Justiça. Para acessar esse dado, será necessário inserir a numeração do chassi do automóvel (VIN), a qual é composta por 17 caracteres.

Meu carro entrou em recall: o que fazer?

Após ter certeza de que seu automóvel está na lista de recall da montadora, será necessário encaminhá-lo para a concessionária mais próxima. Lá serão efetuados todos os ajustes e trocas mencionados na chamada de recall.

Importante ressaltar que os procedimentos realizados no recall são por conta da montadora. Porém, caso o proprietário queira realizar outros ajustes, que não constem na chamada oficial, serão cobrados à parte.

As companhias de seguro do automóvel recomendam que, uma vez solicitado o recall, o proprietário deve atender à solicitação. Apesar de o seguro de carro cobrir todos os gastos, mesmo quando relacionados a itens que deveriam ser ajustados, os ajustes devem ser realizados por medida de segurança.

Como saber se um carro usado participou de recall?

Para quem comprou ou está comprando um veículo usado, é interessante confirmar se o mesmo foi convocado para algum recall e se os ajustes foram corretamente realizados.

Para conferir, basta entrar em contato direto com a montadora, através do SAC, e informar o número do chassi. As montadoras possuem um controle minucioso de todos os automóveis convocados para os recalls, bem como as trocas e ajustes realizados.

Por fim, também é importante saber que não há data limite para os ajustes: a montadora não pode informar prazos finais para o procedimento. Quando o proprietário levar o veículo, não importando a data, a concessionária tem por obrigação realizar o serviço mencionado no recall.

Se o seu carro entrou em recall, contate a montadora e não deixe de realizar o procedimento. Em caso de dúvidas quanto a possíveis garantias e coberturas, entre em contato com a sua companhia de seguro de veículo.