< Volver a Carros

Dicas para resolver problema com vaga de garagem do condomínio

Um dos problemas mais comuns são vizinhos que não respeitam a demarcação da faixa

Escrito por Pedro Da Silva

A garagem do condomínio pode ser um assunto que traz dor de cabeça. Se um seguro de carro pode ser responsável por resolver boa parte de possíveis problemas, conhecer dicas para resolver questões estruturais e/ou humanas em seu edifício também é de grande ajuda.

Vizinhos espaçosos

Um dos problemas mais comuns são vizinhos que não respeitam a demarcação da faixa e ocupam uma pequena ou grande parte da vaga ao lado. É possível resolver esse problema tão habitual sem bater- boca ou causar constrangimentos. Basta deixar um bilhete no para-brisas, ato que resolve 80% das situações.

Se não der resultado, não se preocupe, pois algumas vezes é necessário mais de um bilhete para surtir efeito. É necessário atenção nesse caso, pois a maioria das empresas de seguro automotivo não cobrem possíveis arranhões causados dentro da garagem do prédio. Entretanto, a indicação de cobertura ou não deve ser especificada no contrato.

Carro grande para vaga pequena

Há situações em que é impossível estacionar o carro corretamente, utilizando apenas a área demarcada pela faixa. Um carro de grande porte, por exemplo, nunca caberá num espaço de 4,2 metros por 2 metros. Se o seu condomínio não possui vagas determinadas, é necessário entrar em acordo com os vizinhos, algo que pode ser feito até mesmo por sorteio. Contudo, a solução deve ser coletiva, para que nenhuma parte se sinta lesada.

Vagas em tamanhos P, M e G

Está previsto em lei, no Código de Obras e Edificações de São Paulo, que cada tamanho de carro deve possuir uma quantidade de vagas delimitada. Os carros pequenos (com dimensões de 4,2 x 2 metros) devem ter reservado 50% do estacionamento, enquanto os médios (2,1 x 4,7 metros) devem possuir 45% das vagas e os grandes (2,5 x 5,5 metros), 5%. Todas essas especificações previstas em lei devem ser especificadas no contrato do apartamento em caso de vagas determinadas, por isso fique atento para ter à sua disposição espaços condizentes com o tamanho de seu veículo.

Duas vagas = dois carros

Num cenário em que você possui uma vaga espaçosa, você pode imaginar um carro e uma moto, se é possível estacionar os dois transportes da mesma vaga. A possibilidade ou não dessa prática depende do condomínio, e deve-se conhecer a convenção interna de cada um deles. Mesmo nos casos de condomínios que não aceitam essa prática podem ser revertidos, caso seja discutido numa reunião. Mas a regra não deve prejudicar uma terceira pessoa, além de abrir possibilidade para que outros condôminos façam a prática. Não esqueça que o seguro do automóvel ganha descontos se o veículo sempre for deixado em um estacionamento fechado, por isso vale alugar uma outra vaga para um segundo ou terceiro carro sem espaço para estacionar na região interna do condomínio.

Garagem, não depósito

Outro problema bastante comum é utilizar o espaço da garagem para armazenar possíveis itens que não arranjaram espaço no apartamento. Caixas, bicicletas e móveis antigos são os mais comuns. Essa prática é proibida e pode acarretar advertência e multa.
Com todas as possíveis soluções para problemas com vagas na garagem do seu condomínio, adquirir um seguro do auto é o passo final para conseguir a tranquilidade com seu automóvel também fora de casa.