< Volver a Carros

Como agir em situações de emergência na estrada?

A melhor maneira de viajar seguro é mantendo uma boa distância em relação ao veículo da frente

Escrito por Pedro Da Silva

Viajar de carro é prazeroso, mas também traz algumas dores de cabeça. Porém, sabendo como agir em cada caso e com um seguro de carro para auxiliar em cada um deles, é possível sair da situação da melhor maneira possível. Conheça algumas das principais situações adversas e como agir em cada uma delas.

Trânsito repentino

Pode acontecer de, enquanto você dirige pela estrada, o trânsito pare repentinamente. A melhor medida a se tomar é ligar o pisca-alerta, pois ele certificará de que o motorista atrás de você também irá parar o carro, evitando uma possível colisão traseira (que pode acontecer com mais de um carro em algumas situações). Outra boa medida de segurança é manter distância em relação ao carro que está parado em frente.

Estrada com neblina

Neblinas nas estradas são perigosas por comprometer a visibilidade. Nessa situação, não se deve deixar o farol alto, pois ele será refletido na névoa, piorando a situação. O mais recomendado é utilizar o farol de neblina, faróis baixos e andar com calma. Para retirar a névoa condensada do para-brisa, há carros com a função “mist”, mas o limpador também pode ser utilizado. Mantenha sempre uma boa distância em relação ao veículo da frente e não pare em acostamentos.

Peças quebradas sobre a via

Em casos em que algo do carro dê problema, como um pneu furado, por exemplo, o ideal é encontrar um local recuado fora da via para resolvê-lo com maior segurança. Se não houver possibilidade de locomover o automóvel, é necessário utilizar o triângulo com certa distância. Se a via for de 100 km/h, os triângulos devem estar a 100 passos largos do carro parado. Se a estrada estiver com neblina ou com chuva, o recomendado são dois passos largos para cada km/h. Após adicionar a sinalização, é essencial ligar para o seguro do auto para que a empresa ofereça a melhor solução.

Veículos parados na estrada

Ao ver um veículo parado na estrada, o mais comum pode ser parar no acostamento para oferecer ajuda, mas o mais indicado é telefonar para a Polícia Rodoviária, para a concessionária, ou para o seguro do automóvel. Apenas eles podem oferecer o auxílio adequado ao motorista com problema.

Acidentes

Ao avistar acidentes, não tente parar para olhar ou retirar as vítimas. Sem treinamento médico adequado, não é possível saber o que os acidentados possuem. Mesmo em acidentes com motociclistas, não é recomendado retirar o capacete. O melhor a ser feito é informar a Polícia Rodoviária sobre o acontecido e chamar o atendimento médico de emergência.

Com Compara você pode pesquisar e escolher entre as melhores empresas de seguro de veículo para viajar tranquilo e 100% protegido.