< Volver a Carros

Posso indicar mais de um condutor no seguro do auto?

Escrito por Pedro Da Silva

Ao buscar um seguro automotivo, geralmente o cliente está disposto a pagar o que for necessário para ter tudo o que considera essencial. Antes de finalizar o contrato, entretanto, é necessário ficar por dentro de alguns detalhes e informar tudo nos mínimos detalhes para a seguradora, tais como se você é o único motorista do carro. Isso é necessário porque o fato de emprestar o veículo pode gerar uma grande dor de cabeça, dependendo de algum tipo de ocorrência, ou conforme o contrato de seguro.

Se alguém usa o carro uma vez por semana, por exemplo, é visto como uso habitual e isso deve ser adicionado como um condutor adicional no contrato.

Para evitar, ao máximo, contratempos com a seguradora, é necessário informar a respeito de possíveis mudanças nesse aspecto. Dessa forma, o nome do condutor também será adicionado na apólice e ele poderá desfrutar dos benefícios do contrato.

Adicionar um condutor habitual ao seguro de carro irá encarecer o valor final da apólice, que varia de acordo com o perfil específico da pessoa adicionada. Por exemplo, ao acrescentar-se um adulto, como a esposa, provavelmente será um custo menor do que adicionar o filho, já que jovens geralmente oferecem risco maior.

Se um motorista jovem é o principal segurado e ele deseja adicionar os pais, por exemplo, terá que pagar um valor adicional menor. O valor menor se deve ao maior tempo de experiência dos pais no volante e, consequentemente, menor probabilidade de acidentes.

Contudo, também há casos em que não é necessário adicionar mais um condutor no seguro do automóvel. Isso acontece quando outra pessoa usa o veículo por um curto período de tempo. De qualquer forma, há seguradoras que oferecem proteção para terceiros que pode ser útil nesses casos.

Independente do parentesco e idade é importante lembrar que motoristas com histórico negativo aumentam o custo final do seguro. Inclusive, há empresas que premiam bons motoristas (com históricos positivos), através de benefícios exclusivos e outros descontos, de forma a incentivar a sua trajetória e responsabilidade.

Para saber o melhor plano de seguro do veículo para cada perfil, é recomendado fazer pesquisas e cotações online com as principais empresas, assim você economiza tempo e não precisa sair de casa. O site Compara Online reúne, em um só espaço, um extenso banco de dados para facilitar ainda mais sua cotação. Acesse e confira!