< Volver a Carros

Quando é a hora de trocar o óleo do carro?

Escrito por Pedro Da Silva

O óleo é um lubrificante que diminui o atrito entre as peças móveis do motor do carro, diminuindo seu desgaste e eliminando resíduos procedentes do processo de combustão, além de aumentar a vida útil do motor e otimizar o consumo de combustível. A viscosidade do óleo tende a diminuir com o tempo, exigindo trocas regulares – que variam de acordo com o tipo de produto.

Geralmente, recomenda-se a troca do óleo na metade do tempo estipulado pelo fabricante, caso o uso de seu carro se encaixe na categoria “uso severo”. Nessa categoria, estão os carros que trafegam nas grandes cidades, onde há engarrafamentos constantes (com velocidade média abaixo de 10 km/h), em estradas enlameadas ou poeirentas, ou quando os trajetos são mais curtos que 5 km. Isso porque quando a viagem é muito curta, o motor não atinge a temperatura ideal e a condensação da água e combustível não queimado termina contaminando o lubrificante, que perde sua viscosidade mais rápido.

Existem várias marcas de óleo que se dividem em três tipos básicos: mineral multiviscoso (mais comum e mais barato, geralmente indicado para carros populares), semissintético (recomendado para motores mais potentes) e sintético (indicado para carros esportivos, que atingem altas velocidades).

Você pode utilizar qualquer um dos três tipos de óleo no seu carro, mas há vantagens e desvantagens. Uma boa dica é ler o manual do proprietário do carro para saber qual o mais indicado. Também é mais seguro trocar o lubrificante em uma concessionária autorizada, em vez de fazê-lo nos postos de gasolina comuns.

Isso porque é preciso saber qual a marca e o tipo de óleo que já está no motor, e qual o mais indicado para o veículo. Além disso, é preciso aguardar ao menos três minutos com o carro desligado, antes de efetuar a medição e troca, para dar tempo a todo o óleo circulante no motor voltar para o cárter, permitindo assim que a medição possa ser feita corretamente.

Além de cuidar da manutenção do seu automóvel, é preciso investir em um bom seguro carro, que ofereça cobertura, não apenas no caso de furtos e acidentes que causem danos materiais ao veículo, como também a você, a passageiros e a terceiros.

Existem diferentes tipos de seguro carro de acordo com o perfil do motorista, como os voltados para mulheres, jovens motoristas, pequenas empresas e idosos, entre vários outros. Escolha o melhor seguro carro para seu caso e dirija mais tranquilo. Muitas seguradoras também contam com oficinas próprias para você realizar serviços de manutenção do veículo, como a troca de óleo.

Uma boa maneira de pesquisar qual o melhor seguro para seu caso é com Compara. Basta colocar os dados do seu veículo no simulador para automaticamente comparar os melhores preços e ofertas de seguro carro oferecidos no mercado.