< Volver a Carros

Por que seguro para carro importado é mais caro?

Escrito por Pedro Da Silva

Na hora de escolher uma das opções de pacotes para seguro automóvel começam a surgir dúvidas que devem ser sanadas junto à seguradora.Uma das principais questões envolve o motivo pelo qual o seguro automóvel de carros importados é mais caro que os carros produzidos no país.

A resposta da seguradora para essa pergunta será a de que existem inúmeros fatores que acabam influenciando no custo da mensalidade de um pacote do seguro automóvel para carros importados. Mas, o motivo principal se deve ao fato de que quando um motorista se acidente ou perceba que o seu automóvel está com problemas e precisa ter uma ou mais peças substituídas, elas também serão importadas.

Nesse caso, o conserto pode demorar mais tempo, pois as peças não estão disponíveis para o conserto. Funciona assim: o modelo de veículo da marca X não possui as suas peças disponíveis no Brasil. Por isso, as seguradoras oferecem planos de seguro automóvel por um custo mais alto, para poderem importar estas peças rapidamente e também para cobrir suas despesas.

Mas, também pode ocorrer o oposto: o modelo de veículo da marca Y é importado, mas existem lojas autorizadas de peças no Brasil. Neste caso, as seguradoras possuem o que precisam ao seu alcance, então os pacotes das seguradoras saem mais em conta para este modelo específico.

Outro fator que influencia no custo do seguro de automóveis é a idade do carro importado. Isso significa que os veículos antigos possuem peças ainda mais caras pelo simples motivo de que já não são fabricadas.

Por todos esses motivos, optar por um carro importado não é desvantagem, afinal, ele possui tecnologia avançada que os demais modelos nacionais não possuem – o que em si só já reduz os riscos de acidentes automobilísticos.

Acesse Compara e conheça todas as opções de seguro automóvel do mercado.