< Volver a Carros

Mitos e verdades sobre o seguro de carro

Escrito por Pedro Da Silva

seguro de carro costuma levantar diversas dúvidas no consumidor, por esse motivo reunimos alguns mitos e verdades sobre o tema.

Carros antigos possuem seguros mais caros?

Verdade. Carros antigos contam com peças de reposição mais raras, consequentemente mais caras, e tudo isso é levado em consideração na hora de calcular o valor pago pelo cliente.

Rastreadores diminuem o preço do seguro auto?

Verdade. Os descontos para carros com rastreadores ou bloqueadores chegam a ser de até 20%. Isso acontece porque são dispositivos de segurança que ajudam a localização do veículo em casos de roubos.

Mulheres pagam mais barato?

Verdade. Mulheres podem pagar entre 9% a 12% menos que os homens por serem mais cautelosas enquanto dirigem, já que pesquisas indicam que os homens são responsáveis por 71% dos acidentes com automóveis.

A tranca de volante consegue impedir o roubo?

Mito. Apesar de ser muito comum, a tranca não consegue impedir o furto ou roubo.

O seguro só pode ser renovado se toda a documentação do carro estiver em dia?

Verdade. Para que a seguradora possa autorizar a emissão de nova apólice, todos os documentos devem estar em dia. Se eles não estiverem, é necessário pagar todos os impostos e/ou taxas pendentes para renovar o seguro.

Carros que ficam estacionados em garagens contam com um seguro mais barato?

Verdade. O seguro auto pode ser até 20% mais barato porque carros que permanecem na garagem possuem menos chances de serem roubados.

O seguro cobre os bens deixados no interior do veículo?

Mito. Objetos como câmeras fotográficas, celulares e computadores não são cobertos pelo seguro. Por isso, não é recomendado deixar objetos de valor à mostra.

O seguro cobre catástrofes naturais?

Verdade. Desde que isso seja especificado no plano. Existe seguros com cobertura completa que também incluem danos por alagamentos, enchentes, granizo, terremoto, raios e ressaca.

O índice roubos do seu bairro está relacionado ao preço do seguro?

Verdade. Na hora de calcular o valor do seguro auto, a seguradora leva em consideração fatores como condições de segurança da região.

O seguro pode deixar de funcionar se não for pago?

Verdade. Não pagar a mensalidade pode resultar na perda do seguro auto. Além disso, caso uma das parcelas não seja paga, é possível que o fim da apólice seja antecipado.

seguro auto é fundamental se você deseja segurança e tranquilidade na hora de dirigir. Por esse motivo, Compara reúne as melhores opções do mercado, acesse e confira!