< Volver a Carros

Dicas para conservar o motor do carro

Escrito por Pedro Da Silva

Cuidar do motor é como cuidar do coração do carro. Por fora, pode parecer um bloco de concreto, mas por dentro ele é feito de inúmeras peças pequenas que requerem boas práticas de uso para que se mantenham funcionando bem e por um bom tempo.

O motor foi feito para durar, mas caso quebre, ainda pode ser consertado. Entretanto, este é um custo alto mesmo para quem tem um bom seguro automóvel que ofereça socorro nas horas imprevistas. Por isso, te damos algumas dicas importantes para conservar o motor do seu carro:

Ande na marcha correta

Andar em baixa rotação prejudica severamente o motor. Se, por exemplo, estiver andando a 80 Km/h em quarta marcha e, de repente, baixar a velocidade para 30 Km/h sem trocar a marcha, estará forçando o motor sem necessidade.

Nunca ande sem óleo

O motor é composto de partes pequenas que se movem, dando origem à rotação de seu volante. Essas partes são metálicas e, sem o óleo lubrificante, se desgastam a ponto de acabar com a vida útil do motor, fundindo as peças internas por superaquecimento. Ou seja, o motor não vive sem óleo. Cuidados simples como este evitam o acionamento do seguro automóvel por conta de problemas mecânicos que poderiam ser evitados.

Outra dica importante é não ultrapassar o limite de vida útil do óleo, pois quando isso acontece, ele perde a capacidade lubrificante, desgastando as partes do motor e diminuindo sua vida útil.

Cuidado com vazamentos

Se o óleo vaza constantemente, as peças ficam comprometidas. Isso porque não há uma atuação perfeita do lubrificante, aumentando o desgaste.

Troque os filtros quando necessário

Trocar os filtros de óleo, ar e combustível permite que o motor continue funcionando perfeito. Quando esta medida não é tomada, as impurezas que se acumulam nos filtros passam para o motor, provocando problemas nas paredes do cilindro, causando perda de compressão e outros danos mais sérios. Em caso de eventualidades, é bom contar com a cobertura e os serviços especializados oferecidos por um seguro automóvel.

Conte com especialistas

Faça uma revisão sempre que indicado, sem abrir mão dos serviços de um profissional capacitado. Ele poderá fazer um diagnóstico preciso das trocas e ajustes necessários para manter o motor sempre em dia. Vale a pena lembrar que existem outros aspectos técnicos que fazem a diferença na vida útil do motor, aspectos que um especialista pode diagnosticar.

Lembre-se de que um bom seguro automóvel significa tranquilidade em qualquer lugar, na hora em que mais se precisa. Faça uma cotação online e encontre as melhores opções para o seu perfil.