< Volver a Carros

Cuidados necessários com os vidros de seu carro

Escrito por Pedro Da Silva

Alguns fatores podem prejudicar os vidros do carro, por exemplo, uma brusca mudança de temperatura, utilização do ar condicionado de maneira incorreta e até mesmo uma pedrinha que foi lançada sem querer pelo veículo da frente.
Descubra quais são os tipos de vidros de carro, como cuidar de cada um e quando contar com o seu seguro auto para ressarcir despesas de troca ou manutenção desses itens.

Os tipos de vidro do carro

Existem no mercado, basicamente, dois tipos de vidro que são aplicados nos automóveis: o temperado e o laminado. O do tipo laminado é formado por várias camadas, separadas por películas plásticas. Essa composição faz com que os vidros fiquem mais resistentes e flexíveis e, além disso, impede que se formem estilhaços quando quebrados. Essa medida evita que o motorista e os passageiros sofram cortes e lesões ainda mais sérias em caso de acidentes. Esse tipo de vidro é o que comumente se encontra no para-brisas do carro.
O vidro temperado, entretanto, passa por processos de aquecimento e resfriamento, tornando-se mais rígido e automaticamente mais resistente a quebras por impacto. Esse tipo de vidro está presente nas laterais dos veículos nacionais fabricados a partir de 1994.

Como conservar os vidros do carro

Para prolongar a vida útil dos vidros, mantenha-os sempre limpos, utilizando produtos que não contenham abrasivos, solventes, amoníaco ou cloro (como a água sanitária). Geralmente os vidros do carro podem ser lavados com água e sabão neutro, álcool ou produtos especialmente criados para esse fim.
Evite direcionar o ar condicionado diretamente para os vidros, principalmente após um longo período de exposição ao sol. O choque térmico pode gerar trincas e rachaduras que tendem a aumentar com o tempo. No caso de encontrar esses tipos de falhas procure imediatamente uma oficina credenciada pelo seu seguro auto.

Evite multas

Os vidros do carro são itens essenciais de segurança, por isso mantenha-os sempre conservados, até mesmo para evitar multas de trânsito. Trincas e fraturas na região de visão do motorista são consideradas infrações e o condutor pode ter o documento do veículo apreendido até que o para-brisas seja trocado.

O seguro ajuda muito

Caso seja preciso trocar os vidros do carro, um bom seguro auto cobre também este tipo de dano, dependendo da apólice contratada. Para escolher a melhor opção, faça uma cotação online de seguro auto e conte com a experiência e a segurança oferecida pela equipe Compara.