< Volver a Carros

Cuidados necessários para manter a pintura do carro

Escrito por Pedro Da Silva

Quer saber se o carro é bem cuidado? Preste atenção no brilho da pintura. Esse é um detalhe que chama a atenção e merece alguns cuidados especiais, para não deixar o veículo com aquela aparência desgastada. Abaixo, te ensinamos como manter a pintura do carro sempre brilhando e quando contar com o seu seguro auto para recuperar danos.

Tipos de pintura

Existem no mercado, basicamente, três tipos de pintura: sólida, metálica e perolada.

A pintura sólida geralmente é aplicada nos carros de cores básicas, como preto, branco e vermelho. A metálica é comum nos carros de cor cinza, prata e outras variantes. A perolada é a mais elaborada e também a mais cara de todas.

Escolher o tipo de pintura é algo que reflete o gosto de cada um e influencia diretamente no valor final do veículo.

Cuidados durante a limpeza 

A lavagem do carro deve ser feita sempre à sombra e com a lataria fria. Lavar o carro enquanto ainda está quente o sob o sol, causa manchas difíceis de remover. Utilize um xampu especialmente desenvolvido para essa finalidade ou, na falta deste, sabão neutro. Salpicos de asfalto podem ser removidos com uma solução caseira, com 95% de água e 5% de querosene, que deve ser aplicada com um pano macio e somente na região afetada.

Polimento

Este procedimento deve ser feito por profissionais quando a pintura perde o brilho original, por conta de oxidação ou falta de cuidados. Lembre-se de que a cada polimento a espessura da camada de tinta diminui, portanto deixe esse procedimento para casos especiais. Pequenos riscos, arranhões ou batidas de pedra devem ser tratados o mais rápido possível, para evitar oxidação.

A micro-pintura disfarça arranhões profundos e pode ser feita em carros de cores escuras. Escolha uma oficina bem organizada, de preferência credenciada pelo seu seguro auto e que tenha estufa para fazer reparações em dias úmidos ou chuvosos.

Outras dicas importantes

Para evitar manchas na pintura do carro, procure estaciona-lo sempre à sombra e não use detergente no reservatório do limpador de para-brisas.

Quando for à praia, faça uma lavagem completa logo no retorno, incluindo a parte de baixo do carro, pois a salinidade corrói a pintura e as peças metálicas, gerando ferrugem.

Cobertura especial

Faça uma cotação online e descubra as opções de seguro auto com cobertura especial mais adequadas ao seu perfil. Conte com a experiência e a segurança da equipe Compara na hora de contratar o seguro auto ideal para você.