< Volver a Carros

Cuidados com o limpador de para-brisa

Escrito por Pedro Da Silva

Imagine pegar chuva no caminho ao trabalho e perceber que as palhetas do limpador de para-brisa não estão removendo a água como deveriam. Por isso, o limpador é um item indispensável para a sua segurança e merece cuidados. Abaixo reunimos algumas dicas:

Mantenha as palhetas em bom estado

Quando as palhetas ficam ressecadas, quebradiças, rasgadas ou tortas, além de prejudicarem a visão do motorista, ainda podem causar riscos, faixas e trepidação. Ademais, a falta de manutenção ocasiona uma limpeza ineficaz ao vidro e estraga o para-brisa.

Limpeza com sabão neutro

Para conservar o bom estado do para-brisa a limpeza periódica é fundamental. Para isso, utilize água e produtos neutros, que não danificam a borracha das palhetas. Jamais aplique querosene, detergentes, álcool e outros abrasivos químicos que corroem a borracha do limpador.

Água, muita água

Uma medida barata e eficaz de manter as palhetas em dia é conservar o reservatório de água do limpador sempre cheio, adicionando um produto específico à base de aditivos que diminuem o atrito entre as borrachas e o para-brisa do carro. Além disso, é importante verificar periodicamente o estado destas borrachas para que funcionem corretamente na hora em que for preciso.

Evite multas

Além de indispensáveis para a segurança, problemas nos limpadores de para-brisas dão origem a multas de trânsito e penalidade de 5 pontos na carteira, conforme a Resolução 216 do CONTRAN. Portanto, se as palhetas estiverem com problemas, efetue a troca o mais rápido possível. Se preferir, procure uma oficina credenciada pelo seu seguro auto e faça a limpeza do para-brisa antes do primeiro uso.

Manter os itens de segurança do seu carro em dia evita contratempos e acidentes. Mas, em caso de uma situação imprevista o melhor remédio é contar com um seguro auto eficiente e ágil. Para conhecer as melhores opções do mercado, acesse Compara e simule as melhores ofertas.