< Volver a Carros

Acidentes imprevisíveis: o que o seguro cobre?

Escrito por Pedro Da Silva

Antes de assinar um contrato de seguro auto é bom estar atento se ele possui cobertura para acidentes imprevisíveis. Por exemplo: você sabe se o seu veículo está protegido caso uma árvore caia sobre ele? Ou, se um terremoto atingir a cidade, é possível contar com a proteção do seguro?

Conheça alguns acidentes imprevistos que podem ser cobertos pelo seguro auto antes de fechar negócio.

Difíceis, mas não impossíveis de acontecer

Basta verificar nas redes sociais a grande quantidade de fotos e vídeos que circulam sobre acidentes quase inacreditáveis, que causaram danos expressivos aos proprietários dos veículos.

O que dizer de um carro que foi atingido por um aparelho de ar condicionado enquanto estava estacionado à beira de um edifício? E outro que foi abalroado por um helicóptero desgovernado, ou aquele que caiu em uma cratera aberta pela correnteza das chuvas? Estes são apenas alguns casos de acidentes imprevisíveis, no qual é preciso contar com uma boa apólice de seguro auto.

Tumultos generalizados e calamidade pública estão cobertos?

É importante ler atentamente as condições gerais previstas na apólice, pois existem exclusões que variam de uma companhia para outra. Algumas seguradoras não cobrem sinistros causados por tumultos generalizados que provoquem danos de grandes proporções, por exemplo, aqueles originados por brigas na saída de estádios.

Situações de calamidade pública – como terremotos e enchentes – se causarem danos de grande proporção a muitos veículos além do seu, pode ocorrer que a seguradora rejeite arcar com os prejuízos. Porém, se poucos ou apenas um veículo for atingido, a companhia não se opõe a pagar pelos danos.

Cobertura adicional para casos de exposição ao risco

Esta é uma opção pouco comum, mas possível de ser contratada, principalmente quando se trata dos casos de tumulto e danos causados pela natureza. Vale ressaltar que se o proprietário expuser o veículo desnecessariamente a esse tipo de risco, a seguradora pode não fazer o ressarcimento dos danos. Por exemplo: se o veículo ficar preso em uma avenida por conta de uma enchente, a seguradora vai ressarci-lo. Mas, se for engolido pela água do mar porque estava estacionado na areia, a companhia não assumirá os prejuízos.

Resumo! Esteja preparado para tudo, pois o impossível pode acontecer. Contrate um bom seguro auto e fique atento às cláusulas do contrato antes de fechar negócio. Faça uma cotação online e confira as melhores opções para o seu perfil.