< Volver a Carros

Seguro de carro é caro? Veja mitos e verdades sobre seguro de automóveis

Seguro de carro é caro? Veja esse outros mitos e verdades sobre o seguro automotivo, para contribuir na escolha da melhor opção. Confira!

Escrito por Pedro Da Silva

Na hora de contratar um seguro carro surgem algumas dúvidas comuns e algumas vezes as respostas podem ser mitos criados em conversas informais com amigos.

Por esta razão, a Compara reuniu alguns mitos e verdades sobre seguro de automóveis para ajudá-lo a encontrar as melhores oportunidades do mercado. 

Vamos começar por aquele que talvez seja o mito mais repetido nas conversas. Afinal, o seguro de carro é caro mesmo?

Seguro de carro é caro?

Isso não é necessariamente verdade. O preço do seguro automotivo varia de acordo com uma série de fatores, incluindo o tipo de veículo, a idade do motorista, o histórico de sinistros e o local de residência. 

Apesar do preço do seguro ter subido com o passar dos anos, é possível encontrar boas opções de proteção para todos os bolsos. Existem modalidades mais em conta, como o seguro auto que cobre apenas roubo e furto, há também o seguro por assinatura e o seguro mensal. 

A verdade é que proteger o seu carro com um seguro sai bem mais conta do que ter que arcar com algum possível risco de uma colisão ou um roubo. O prejuízo seria muito maior. 

Além do mais, hoje em dia é possível encontrar seguros automotivos com preços acessíveis, especialmente se o motorista tiver um histórico de direção seguro. 

Utilizando um comparador online de seguros, como o da ComparaOnline,  você também consegue realizar cotações gratuitas que te dão o resultado na hora e na tela do seu celular. 

Assim fica fácil economizar, pois é possível ver ofertas das maiores seguradoras do mercado, todas no mesmo lugar. Você pode escolher a mais em conta para o seu bolso. 

Seguro Auto

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas
titulo

O seguro automotivo só é necessário para carros novos?

Mito. O seguro automotivo não é necessário apenas para carros novos.  Os carros novos geralmente têm um seguro automotivo mais barato do que os carros usados. No entanto, isso não significa que os carros usados não precisem de seguro. Na verdade, os carros usados são mais propensos a sofrer acidentes e roubos, o que torna o seguro automotivo ainda mais importante. 

O seguro de carro é importante para qualquer veículo, independentemente da idade. Ele oferece proteção financeira em caso de acidentes, danos, roubo ou outras situações imprevistas que possam ocorrer com o veículo.

Mesmo carros mais antigos podem ter um alto valor sentimental ou ainda serem utilizados com frequência, tornando o seguro uma medida importante para proteger o investimento e garantir a tranquilidade do proprietário em caso de problemas. Portanto, é importante considerar a contratação de um seguro automotivo adequado para o seu veículo.

Carro antigo paga mais caro pelo seguro?

Verdade. O ano do carro afeta o valor do seguro carro justamente porque quanto mais antigo for o veículo, mais difícil é encontrar peças de reposição e isso encarece possíveis reparos. 

O motivo disso se deve a que quando o veículo sai de linha, a montadora – passado alguns meses – deixa de fornecer tais peças. Daí a recomendação para que, se possível, a troca de carro seja feita a cada 5 anos.

Rastreadores e bloqueadores reduzem o preço do seguro?

Verdade. Os bloqueadores impedem que o veículo siga longos percursos no caso de roubo ou furto e isso ajuda a recupará-lo com facilidade. Por essa razão, ter um rastreador instalado no carro faz com que o seguro seja mais barato.

Já as travas de segurança dificultam o roubo do veículo, mas não o impedem. Por isso, carro com travas não possuem  os mesmos descontos no seguro como um carro com rastreador.

Mulheres pagam menos?

Verdade. Segundo as estatísticas do DENATRAN, as mulheres são responsáveis por apenas 29% dos casos de acidentes envolvendo veículos. Esse dado é o responsável a que as mulheres paguem até 12% menos do que os homens quando o assunto é seguro carro.

Carro na garagem paga mais barato?

Verdade. Carros que não têm garagem e ficam estacionados na rua são mais passíveis de furto ou roubo, por isso pagam mais caro na hora de contratar um seguro carro.

O local interfere no preço?

Verdade. As estatísticas de roubos, furtos e acidentes de uma cidade ou bairro interferem – sim –  no preço do seguro carro.

Bens deixados no interior do carro estão cobertos?

Mito. Esse é um mito que algumas vezes confunde as conversas informais sobre seguros. Caso o veículo seja arrombado (mas não roubado) e alguns itens pessoais sejam furtados – tais como notebooks, bolsas, câmeras, celulares, etc. – estes bens não são cobertos pelo seguro de automóvel.

Catástrofes naturais não têm cobertura?

Mito. Eis outro mito, considerando que há coberturas mais completas que podem oferecer seguro contra enchentes, raios, granizo, vendavais, terremotos, ressacas e outros. Dependendo da região onde se viva, vale a pena ficar atento e solicitar também este tipo de cobertura.

Documentação atrasada impede a renovação do seguro?

Verdade. E isso não só para a renovação, mas para a primeira contratação também. É preciso que todos os impostos e documentos do veículo estejam em dia e isto inclui: IPVA, DPVAT e taxa de licenciamento.

Essas e outras diferenças fazem com que veículos do mesmo ano e modelo paguem valores diferentes quando se trata de seguro carro. Outra informação importante é que o veículo perde a proteção quando deixa de pagar o seguro. Uma parcela em atraso pode fazer com que o prazo da apólice seja reduzido. Para não correr este risco é importante ficar atento aos vencimentos.

Aproveite as dicas e escolha o seguro mais adequado para o seu veículo. Contrate online com quem mais entende do assunto.