< Volver a Carros

Tudo sobre cobertura total de seguros de automóveis

Escrito por Pedro Da Silva

Quando se pensa em contratar um seguro carro, a primeira tarefa a ser feita é procurar um corretor de seguros ou seguradora. Ademais, para evitar dores de cabeça futuras, é imprescindível que tais profissionais sejam cadastrados na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Após escolher a empresa que fará a apólice, é preciso entender como funcionam as modalidades escolhidas. Além das coberturas básicas, é possível obter uma cobertura total apenas adicionando alguns itens à cobertura básica. Antes de efetivar a contratação da apólice, entenda tudo sobre a cobertura total do seguro carro.

Composição da cobertura total de seguros de automóveis

O seguro carro com cobertura básica cobre perdas e danos dos automóveis quando ocasionados por colisão, incêndio ou roubo. Estão incluídos também prejuízos produzidos por terceiros, acidentes pessoais, assistência técnica 24 horas e reposição do veículo – quando necessário.

Para que esse seguro carro torne-se total e completo, o segurado deve contratar coberturas adicionais, de acordo com a sua necessidade. Entre os principais adicionais disponibilizados pelas seguradoras estão: troca de acessórios por conta de colisões, blindagem, danos morais, substituição de equipamentos (excluindo equipamentos de áudio e vídeo), extensão de perímetro (extensão da área de abrangência do seguro a outros países da América do Sul) e despesas extraordinárias.

O valor final do seguro com cobertura total pode variar dependendo dos itens adicionados à apólice. Além disso, o valor também sofre alterações de acordo com a idade ou sexo do condutor, características do veículo e tipo de estacionamento.

Seguro obrigatório? 

É importante dizer que os itens mencionados referem-se aos seguros facultativos, ou seja, o proprietário do automóvel pode escolher se contrata, ou não, tais apólices.

Mas, além destes custos, é preciso arcar também com o pagamento do seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) pago juntamente ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Tal seguro permite que vítimas de acidentes terrestres – passageiros, motoristas ou pedestres – sejam indenizadas. Porém, não cobre possíveis danos materiais.

Para entender a diferença

O seguro total de automóveis é utilizado quando o segurado é culpado pelo acidente de trânsito, a fim de cobrir despesas materiais. Já o DPVAT é acionado quando há vítimas, independente de quem seja o responsável pelo acidente.

Por isso, antes de escolher seu seguro carro, compare planos e as melhores ofertas do mercado em ComparaOnline.