< Volver a Carros

O que considerar ao contratar um seguro de carro

Escrito por Pedro Da Silva

Antes de sair da concessionária com o carro novo é recomendado ter em mente o seguro carro que irá contratar. Para conseguir um seguro bom e barato, vale a pena fazer uma simulação prévia e considerar algumas dicas importantes.

Antes de mais nada: a cotação

Considerando que o valor do seguro carro depende de diversas variáveis, uma boa dica é começar pela cotação antes de fechar o negócio do veículo. É comum escolher primeiro o modelo do carro e só depois partir para a contratação do seguro. Porém, vale a pena saber que alguns prêmios podem ser tão caros que a vontade de desfazer a compra do carro surge na hora – o que já seria tarde demais.

O valor da cobertura

Na hora de escolher a cobertura é possível optar pelo valor determinado (quanto quer receber no caso de sinistro) ou valor de mercado (valor de tabela do carro), sendo este último o mais recomendado e de acordo com a tabela Fipe. Também é possível optar apenas pela cobertura furto e roubo, o que é uma economia mínima, cerca de 5% a 10% apenas. Sem contar que algumas seguradoras entendem que quem opta apenas por esta cobertura está dando um sinal de que está mais sujeito a roubo.

Fique atento aos serviços incorporados na cobertura, pois mesmo aquelas mais básicas já contam com chaveiro 24 horas e guincho. Este tipo de serviço, se retirado no cálculo do seguro carro, representa uma economia mínima mensal.

A verdade em primeiro lugar

De nada adianta para um casal dizer que a mulher usa o carro por mais tempo do que o homem ou esquecer de avisar que o filho de 18 anos também usa o veículo, só pra pagar menos. As seguradoras costumam investigar estas situações e, se for constatado algum erro no preenchimento do perfil, o segurado vai ter problemas se precisar acionar o seguro.

Estatísticas a seu favor

Além de todas as variáveis que influenciam no preço do seguro automóvel, considerando o peso das estatísticas de cada empresa, é bom simular o valor do seguro em várias delas. Para algumas, o seu modelo de carro é o mais roubado e em outra talvez não. Daí a importância de cotar em várias seguradoras antes de fechar negócio.

Outra dica importante é aproveitar os bônus. Clientes que não têm histórico de acidentes e roubos costumam ganhar bônus que se revertem em descontos para o próximo ano de cobertura.

Antes de escolher seu seguro carro, aproveite as dicas acima e, para conseguir uma opção boa e barata, acesse Compara optando por serviços de confiança, oferecidos pelas melhores empresas do ramo.