< Volver a Finanças

NuConta: tudo que você precisa saber sobre a conta do Nubank

Escrito por Larissa Ferreira

A NuConta é a opção de conta digital gratuita do Nubank que permite realizar pagamentos, transferências e oferece um rendimento maior que a poupança. Além disso, o serviço conta com um cartão com função débito para fazer compras e saques.

Como na maioria dos bancos digitais, para abrir uma NuConta, não é necessário passar por análise de crédito. As únicas restrições são ter no mínimo 18 anos, ser residente do Brasil e ter um smartphone compatível com o aplicativo, pois todas as movimentações são feitas diretamente pelo app.

Depois do pedido, o Nubank realiza uma análise cadastral dos documentos e dados enviados. Mesmo quem tem nome negativado ou não foi aprovado para ter o cartão de crédito do Nubank pode abrir a sua conta.

Em março de 2019, o banco anunciou que chegou a 4 milhões de clientes neste serviço, muitos deles já usam o cartão de crédito do Nubank.

Vantagens da NuConta

Lançado em 2017, o serviço não conta com anuidade ou taxa de manutenção e seu objetivo é não apresentar burocracias desde a abertura de conta – ao contrário dos bancos tradicionais.

Uma vantagem da NuConta são os TEDs ilimitados e gratuitos em transferências para contas correntes de outros bancos.

Além disso, é possível fazer depósitos através de um boleto totalmente sem custo. A única tarifa cobrada é um valor de R$ 6,50 por saque. Apenas os clientes que utilizarem esta opção e, somente quando fazem uso, pagam a taxa. É possível sacar dinheiro da NuConta na rede Banco24Horas usando o cartão.

Como funciona a função Guardar Dinheiro?

Em abril deste ano, o banco anunciou a função Guardar Dinheiro,em que os usuários podem separar aquilo que usam no dia-a-dia – com pagamentos, transferências ou até no cartão de débito – do dinheiro que querem deixar reservado.

O saldo depositado na opção Guardar Dinheiro rende a uma taxa maior do que a da poupança, de 100% do CDI, e pode ser passado para o saldo a qualquer momento. Quando desejar resgatar esse dinheiro, o cliente precisa informar a quantia a ser retirada da função Guardar e digitar a senha para voltar a ter o valor em sua NuConta.

A NuConta tem impostos?

Dois impostos obrigatórios incidem sobre os rendimentos da NuConta: o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O IOF é cobrado somente quando os rendimentos são resgatado antes de 30 dias. E o IR também é cobrado quando o dinheiro é movimentado, mas a alíquota diminui conforme o tempo da aplicação. Isso acontece na função Guardar Dinheiro da mesma forma que no saldo disponível da NuConta.

Artigos que podem ser do seu interesse: