< Volver a Estilo de vida

Para que serve o seguro de vida? Entenda as vantagens

Seguro de Vida: saiba para que serve, quais as coberturas e garantias oferecidas e como fazer a melhor escolha ao contratar.

Escrito por Larissa Ferreira

Saber como funciona o seguro de vida é fundamental para contratar aquele que atenda às suas reais necessidades. Por isso, nós vamos te explicar o que é, como ele funciona, para que serve o seguro de vida e alguns motivos que podem te ajudar a pensar melhor sobre essa proteção. Confira!

Para que serve o seguro de vida?

O seguro de vida serve para dar um apoio para você e sua família caso ocorra algum problema com você. Geralmente as coberturas mais comuns são para morte, invalidez ou doença grave.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

O seguro de vida é um contrato que você faz com uma empresa seguradora para garantir proteção financeira aos seus familiares e/ou pessoas que dependem de você no caso de sua falta. 

Você pode escolher as coberturas que atendam às suas demandas, e também, indicar na apólice aqueles que vão ser os seus beneficiários. Ou seja, as pessoas que vão receber a indenização no caso da sua morte.

As pessoas costumam fazer um seguro de vida para deixar uma garantia para a família em caso de uma morte inesperada. Todavia, é importante reforçar que é possível também utilizar o seguro de vida em caso de invalidez permanente ou doença grave. 

Quanto custa um seguro de vida?

custo do seguro de vida varia de acordo com as coberturas contratadas e as seguradoras avaliam o perfil do cliente e o valor da franquia. Os requisitos analisados para o perfil são:

  • Faixa etária – quanto maior a idade maior a probabilidade de doenças e por isso mais caro é o seguro.
  • Sexo – as seguradoras usam estatísticas para avaliar este quesito. 
  • Estado de saúde – a avaliação do estado de saúde é fundamental no momento de calcular o valor do seguro e deve ser preenchida corretamente.
  • Profissão – Dependendo da sua profissão, seu seguro de vida pode ser mais caro ou inclusive recusado pela seguradora, já que ela pode apresentar mais riscos. 

Após a contratação, a seguradora é responsável por pagar a quantia estabelecida previamente em contrato aos beneficiários, chamada de indenização, caso algum dos sinistros contratados em apólice aconteçam.

Nessas situações, você ou os seus beneficiários, devem entrar em contato com a seguradora, comunicar o ocorrido e providenciar o envio de toda a documentação necessária para que a indenização seja paga.

Quais são as garantias que o seguro de vida me traz?

As coberturas de um seguro de vida, ou seja, os eventos que dão direito à indenização variam conforme as opções oferecidas pelas seguradoras. Elas podem abranger:

  • Morte.
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente.
  • Invalidez permanente total por acidente.
  • Invalidez permanente por acidente majorada.
  • Invalidez funcional permanente total por doença.
  • Invalidez laborativa permanente total por doença.
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas.
  • Diárias de incapacidade temporária.
  • Diárias por internação hospitalar.
  • Doenças graves.

Desse modo, todas as coberturas que estiverem descritas na apólice serão cobertas pelo seguro de vida e garantirá aos beneficiários o suporte financeiro contratado.

Lembrando que a apólice do seguro de vida nada mais é do que o contrato firmado entre você e a empresa seguradora, e cada empresa vai oferecer diferentes coberturas. Por isso, considere comparar as opções.

Garanta a proteção que sua família merece com um seguro de vida.

Ver ofertas

O que é importante considerar no momento da contratação

A primeira coisa que você deve saber ao contratar um seguro de vida é que a seguradora escolhida deve ser autorizada pela SUSEP, órgão responsável pela fiscalização e regulamentação do setor de seguros.

Além disso, preste muita atenção às coberturas do seguro de vida oferecidas pelas seguradoras. Existem mais de 70 tipos no mercado, inclusive assistências que podem ser usadas em vida.

É necessário preencher com veracidade todas as informações do formulário sobre seu estado de saúde, pois isso vai te resguardar de problemas no futuro. 

Mentir ou omitir sobre alguma informação é considerado fraude pelas seguradoras e caso seja comprovado você pode ficar sem receber a indenização do seguro. 

Motivos para contratar um seguro de vida

Agora que você já sabe para que serve o seguro de vida, conheça alguns motivos para contratá-lo:

  • Ao atravessar alguma fatalidade, ele garante a sua renda no orçamento familiar durante um determinado período.
  • Um seguro de vida cobre algumas despesas inevitáveis, como os impostos sobre a herança e custos de funeral e sepultamento.
  • Ele protege o patrimônio familiar e cobre prestações de longo prazo.
  • Um seguro de vida permite dar continuidade a algumas das tarefas desenvolvidas por você, como financiar o cuidado de um familiar mais velho ou de uma criança.
  • Garante os recursos para os estudos dos filhos e para complementar a própria aposentadoria, caso fique impossibilitado de trabalhar

Como contratar um seguro de vida

Para contratar um seguro de vida que esteja de acordo com os objetivos e alinhado às suas necessidades, é preciso, primeiramente, buscar por uma empresa especialista em seguros e que ofereça planos de qualidade.

E para te ajudar nessa tarefa, você pode também utilizar um comparador de Seguro de Vida, existem alguns no mercado.

Ou se preferir, você pode realizar diretamente uma simulação com a empresa parceira, a Azos. A Azos é uma empresa de tecnologia do ramo de seguros de vida, que oferece seguros com preços acessíveis e sem necessidade de realizar exames médicos.

Se você tiver interesse, faça uma simulação sem compromisso e compare os planos.

E lembre-se: o principal objetivo de um seguro de vida é oferecer segurança e tranquilidade para quem o contrata.