< Volver a Carros

Carro usado: como saber a verdade sobre a procedência do veículo

Escrito por Larissa Ferreira

Comprar um carro usado não é tarefa fácil. Neste texto você vai aprender como verificar a real procedência do carro e o seu estado de conservação para não ser enganado.

No site já falamos sobre como pagar e quais garantias você tem na compra de um carro usado no post: O que preciso saber antes de comprar carro usado? Confira abaixo algumas dicas práticas de como avaliar a procedência de um carro usado antes de tomar a decisão.

SA BR

Verifique a documentação do carro. Por meio do aplicativo Check Placa você pode  consultar se o veículo é roubado ou clonado através da placa. O App disponibiliza informações como: cidade e estado onde o veículo foi registrado, marca e modelo, ano de fabricação, cor e últimos números do chassi. O aplicativo está disponível para Iphones e androids.

Como saber se o carro foi acidentado? Verifique a aparência do carro durante o dia e repare se há diferenças na coloração da pintura do carro, pequenos amassados ou diferenças entre quinas do capô. Olhe também se há simetria entre as portas, parachoques e o teto. Carros que sofreram sinistro ou tiveram seu chassis remarcado (REM) além de serem mais propensos a problemas graves sofrem depreciação de até 30% na hora de revenda. Fique atento!

Faça um teste drive no carro usado antes de comprar. O test drive é feito para conferir a dirigibilidade do carro e seu estado de funcionamento, além das condições de conservação. Essa é a regra de ouro para fechar um bom negócio. Preste atenção para nos ruídos do auto e verifique ar condicionado, travas, vidros elétricos, radio. Leia mais no post: 5 dicas para fazer um test drive em carro usado

Antes de comprar carro contrate um mecânico de confiança para fazer uma vistoria no carro. Não tem um mecânico?Te damos 4 dicas para contratar um ótimo mecânico.

Se depois dessas dicas você ainda está em dúvida sobre o carro a tecnologia pode te ajudar. O site Check Auto oferece uma inspeção online do carro com informações verídicas sobre o histórico do veículo. O serviço custa 48,90 reais e você consegue saber se o carro foi roubado, se sofreu danos em algum acidente e se a quilometragem foi alterada.

Outras dicas para quem pretende comprar um carro usado

Pesquise se há possibilidade do carro usado sair de linha porque isso pode encarecer a manutenção do seu veículo.

Compre um carro usado que atenda suas necessidades. Já falamos muito sobre isso aqui no site da Compara mas vale repetir. Apaixonou por um carro esportivo mas você tem três filhos e dois cachorros para transportar? Esqueça essa possibilidade! Você vai gastar horas apenas para tentar colocar toda sua família e as malas dentro do carro e ainda vai escutar muita reclamação sobre falta de espaço. Busque o carro certo para o que você precisa. Para quem tem família os carros mais recomendamos são os Sedans e os SUVs que contam com espaço de sobra e conforto para os passageiros. Leia mais sobre isso no texto:6 dicas para comprar o melhor carro em 2017 e não se arrepender.

Tenha cuidado com os pneus brilhantes verifique se estão com frisos novos. Verifique também o estepe.

Para saber se a bateria está nova verifique se ela possui selo do Inmetro.

Investigue a origem do carro. Peça ao dono do carro o número do documento e com esse dado você pode acessar o site do Detran da sua cidade e saber

Dê preferência em comprar de uma concessionária. É um local que obrigado a prestar garantia de motor e câmbio por ao menos 90 dias, algumas estendem essa garantia. Outro ponto positivo é que algumas concessionárias disponibilizam histórico do auto.

Não esqueça do seguro de carro! Garanta a proteção do seu patrimônio. Não quer gastar? No site da Compara você pode fazer cotação com as maiores seguradoras do mercado e encontrar as melhores ofertas e o melhor preço.