< Volver a Consórcio

O FGTS vai aumentar a remuneração: Compro uma Casa?

Escrito por Pedro Da Silva

Uma boa notícia para 2017: o governo vai aumentar a remuneração do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Até o momento a remuneração do FGTS é de 3% ao ano acrescida de Taxa Referencial, contra a inflação que está superior a 6% nos últimos meses. A proposta do governo é de um aumento do FGTS entre 5% e 6% ao ano. Para isso, será utilizado 50% do lucro obtido com o investimento do patrimônio do Fundo.

Com essa grande novidade, aumenta a possibilidade de usar o FGTS para a compra de uma casa, que fica ainda mais vantajosa ao optar por um consórcio de imóveis.

Agora que o FGTS vai ter uma rentabilidade parecida com a da poupança, não é vantajoso deixar esse fundo de garantia parado. O mais aconselhável é usar esse dinheiro para dar um entrada em um imóvel.

Muitos dos consórcios de imóveis em que você pode fazer uma simulação gratuita no site Compara, permitem o uso do FGTS, o que pode ser uma boa alternativa para quem deseja comprar uma casa pagando bem menos e de forma planejada.

Outra mudança é que o FGTS pode ser usado para pagar dívidas mas recomendamos que isso não seja feito para evitar perder um dinheiro que pode significar seu patrimônio a longo prazo.

  • O saldo do FGTS é formado por depósitos mensais feitos pelas empresas aos trabalhadores do regime CLT. Ele serve como um seguro em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, podendo ser usado para investimentos imobiliários.