< Volver a Consórcio

Vale a pena financiar carro com o banco da montadora?

Escrito por Pedro Da Silva

consórcio de carros é uma forma econômica de compra porque é isento de juros mas quem tem pressa em adquirir o veículo acaba optando pelo financiamento mesmo pagando altos juros.

É nesse momento que vem a dúvida: vale a pena financiar um carro com o banco sugerido pela montadora? A resposta é: depende. Vamos analisar quando vale a pena financiar o carro com o banco da montadora e quando não.

Os bancos das montadoras possuem total interesse na venda dos veículos, então o financiamento que oferecem costuma ter taxas mais baratas que os bancos convencionais, sem contar que as próprias montadoras possuem margem para descontos.

Mas nem todo mundo consegue ser aprovado no financiamento dos bancos das montadoras porque se o cliente tiver restrições de crédito, a concessionária nem envia o pedido para o banco ao qual ela é associada. Na prática, se o cliente tem um histórico de devedor, é mais provável que ele consiga um financiamento por qualquer outro banco do que por uma montadora.

Mas embora o financiamento com os bancos das montadoras pareça mais vantajoso, é preciso avaliar bem pois existe muita coisa em jogo no valor final: taxas de juros, valor à vista do veículo, valor final do parcelamento, garantias e etc.

Os juros fazem parte de uma conta que se chama Custo Efetivo Total. Nele se consideram todos os encargos financeiros e despesas das operações de crédito, portanto ficar apenas com os números dos juros em si não é o mais inteligente.

Ao ter acesso aos juros oferecidos pelo banco da montadora, compare com outros bancos. É preciso saber se a longo prazo esse banco será a melhor escolha. Se tiver um bom valor para dar de entrada, ajuda bastante. Mesmo assim, o financiamento continua sendo uma das modalidades mais caras para a aquisição de um veículo.

É por isso que recomendamos o consórcio de carros. Para saber qual a opção mais barata e vantajosa para o seu bolso, faça uma simulação rápida e gratuita usando o simulador Compara.