< Volver a Finanças

Consórcio é uma alternativa para fugir dos juros

Escrito por Pedro Da Silva

Financiar um carro zero sem entrada e com taxa de juros reduzida é possível, desde que você esteja disposto a esperar um pouco mais de tempo para ter seu automóvel. Para isso é preciso descartar as opções de leasing e financiamento e optar pelo consórcio automotivo.

Prós e contras

A principal vantagem do consórcio é a ausência de juros, ainda que as taxas de administração das instituições financeiras possam ser bastante altas – entre 10% e 20% do valor pretendido. A possibilidade de se oferecer um lance para ser contemplado com a carta de crédito antecipadamente também é uma vantagem para aqueles que têm pressa em adquirir o veículo. Já os que não possuem a quantia necessária para o adiantamento, ainda existe a chance de serem sorteados no início do plano. A desvantagem do consórcio automotivo é, obviamente, a possível demora em que um consorciado seja contemplado, que pode chegar a 80 meses.

Valores

Atualmente não é cobrada taxa de adesão para entrar em um grupo de consórcio automotivo. A administradora poderá cobrar, além da primeira mensalidade ou prestação, a antecipação de recursos relativos à taxa de administração. Tudo isto, porém, deve estar previsto no contrato de adesão. Além deste valor, o contrato pode prever uma taxa referente ao fundo de reserva, que serve para cobrir inadimplência ou outra eventualidade dentro do grupo.

Dicas para fazer um bom negócio

Desconfie de ofertas de contemplação garantida em pouco tempo. De acordo com matéria publicada pela Revista Exame, não existe consórcio idôneo que possa garantir que o quotista receberá a carta de crédito em 30 ou 60 dias. “O vendedor do consórcio pode tentar convencer o cliente que um grupo que está sendo formado reúne apenas pessoas com pouco dinheiro e que será muito fácil dar um lance vencedor para obter a carta de crédito pagando, por exemplo, apenas 30% do valor do bem. Não acredite em promessas desse tipo a não ser que ela esteja registrada em contrato”. Antes de adquirir uma cota de consórcio, também é conveniente verificar a idoneidade da administradora junto ao Procon ou Banco Central.

Agora você já está pronto para escolher seu plano de consórcio automotivo. Com Compara basta escolher a marca ou modelo do carro que você deseja e nós pesquisamos as melhores propostas do mercado, online e totalmente grátis!