< Volver a Finanças

6 ideias para ganhar dinheiro extra e complementar o orçamento

Escrito por Larissa Ferreira

Todo mês é a mesma coisa: acaba o dinheiro e sobram as contas. Ou então o orçamento fica justinho, sem restar nada para viajar, comprar uma roupa, jantar em um restaurante diferente, enfim, fazer algo fora da rotina. Como resolver esse problema se, no momento, não é possível mudar de emprego ou conseguir um aumento? Para ajudar você nisso, elaboramos este texto com algumas ideias para ganhar dinheiro extra e complementar o orçamento. Continue a leitura para conhecê-las!

A dica para ganhar dinheiro extra é apostar em uma atividade paralela. Assim, você conseguirá quitar qualquer dívida, poupar um pouco e, o que é melhor, aproveitar a vida. Confira abaixo algumas ideias para você ganhar dinheiro extra e sair do vermelho!

Ideias para quem quer ganhar dinheiro extra

1. Crie um produto digital

A internet oferece uma infinidade de possibilidades para ganhar dinheiro extra, e uma delas é a criação de produtos digitais, como e-books e cursos online. O ideal é escolher um tema no qual você seja especialista ou tenha conhecimento o suficiente. As vendas podem ser feitas por meio de sites afiliados e redes sociais.

2. Abra uma franquia

Atualmente, existem diversas opções de franquias de baixo investimento. O mais bacana desse tipo de negócio é que ele é menos arriscado do que abrir um do zero, pois já é testado e consolidado. Para ingressar nele, procure a Associação Brasileira de Franchising, converse com outros franqueados e visite os eventos do setor.

3. Venda marmitas saudáveis

Com a vida cada vez mais corrida, muita gente acaba sem tempo para se alimentar direito. Por isso, uma ótima ideia para ganhar dinheiro extra é vender marmitas saudáveis. Invista em produtos de qualidade, ofereça um cardápio diversificado e com preço competitivo. Também use as redes sociais e os contatos que você já tem a seu favor.

4. Revenda produtos

Uma das ideias mais simples para ganhar dinheiro extra, e de menor custo, é a revenda de produtos. Marcas como AvonNatura e Mary Kay são uma ótima pedida, até porque a área de beleza e higiene pessoal está entre as que mais crescem no Brasil, inclusive nos momentos de crise.

5. Faça artesanato

Quem leva jeito com trabalhos manuais — costura, bordado e pintura, por exemplo —, deve usar essas habilidades para ter uma renda extra. Na internet, é possível encontrar uma infinidade de ideias para se inspirar e ainda ferramentas e sites para comercializar os produtos, alguns gratuitos.

6. Trabalhe como freelancer

Normalmente, as principais oportunidades para freelancer são para jornalistas, publicitários, redatores, fotógrafos, designers e profissionais de tecnologia. O importante para conseguir trabalho é definir o tipo de serviço que você irá oferecer, se capacitar e recorrer à sua rede de contatos, bem como aos sites especializados.

Agora que você já tem várias ideias para ganhar dinheiro extra, não perca mais tempo. Identifique aquela que tem mais a ver com o seu perfil, estude-a e faça um bom planejamento, a fim de minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso.

Curtiu as dicas deste artigo? Convidamos você a continuar com a visita em nosso blog e ler agora mesmo o texto sobre os benefícios de ter uma renda extra. Até a próxima!