< Volver a Finanças

O que é Taxa Selic e como ela afeta sua vida financeira?

Escrito por Larissa Ferreira

A taxa Selic está diretamente ligada a sua vida financeira. A inflação, os juros praticados no mercado, o câmbio de moedas estrangeiras e até mesmo a conta do seu cartão de crédito são influenciados pela Selic. Não é a toa que muito se fala sobre ela nos noticiários.

O que é taxa Selic?

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Pesquisa) é a taxa básica de juros do nosso país.  Ela é estabelecida pelo Copom, Comitê de Política Monetária, a cada 45 dias. A taxa Selic é basicamente os juros que o governo paga a quem empresta dinheiro a ele.

Quando a taxa Selic diminui os bancos preferem emprestar dinheiro às pessoas e as empresas. Porém, quando esta taxa aumenta as instituições financeiras lucram mais comprando títulos do governo. Em decorrência disto, o dinheiro disponível para o consumidor fica mais escasso e  quanto menos dinheiro disponível no mercado, mais caro ele fica. Já ouviu falar da lei da oferta e da procura? Neste caso, há mais gente querendo crédito do que dinheiro disponível na praça, como resultado, os juros praticados pelos bancos aumentam para o consumidor. Ou seja, seu cheque especial vai ficar ainda mais caro, juros do financiamento do seu carro e do seu imóvel e, juros do seu cartão de crédito.

Como a taxa Selic influencia na inflação?

Agora que você já sabe o que é a taxa Selic e como ela funciona fica mais fácil entender como ela influencia a inflação. Como falamos acima, quanto maior a Selic, menor a quantidade de dinheiro disponível no mercado para o consumidor. Com o crédito mais escasso e mais caro as pessoas consomem menos e com isso a inflação diminui. A taxa Selic é um instrumento muito usado pelo governo para diminuir a inflação.

Leia: Como funciona a inflação?

Como a taxa Selic afeta o câmbio de moeda estrangeira?

O câmbio de moeda estrangeira também sofre influência direta da Taxa Selic: quanto maior a taxa básica da economia mais capital estrangeiro entra no país atraído pelo lucro propiciado pelos juros altos. Mais moedas disponíveis no país, como por exemplo, dólar, menor é o valor de câmbio desta moeda. Agora você entende porque sempre aparece nos telejornais economistas preocupados com a fuga de dinheiro estrangeiro do país? Leia mais sobre finanças e planejamento financeiro no nosso blog:

Planejamento Financeiro – Como organizar suas contas durante todo ano

Como ganhar dinheiro com seu cartão de crédito

O que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito?

cartão de crédito